Cuiaba (MT), 27 de outubro de 2020 - 15:32

Cidades

VEJA VÍDEO 14/10/2020 14:46 Redação

Morador de Leverger denuncia “gato” em prédio da prefeitura

O furto de energia é o ato de desviar ou puxar energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Adelmar Galio (PROS), vereador por Santo Antônio de Leverger (30 quilômetros de distância da capital) denunciou a falta de energia, devido a ligação clandestina, na Secretaria de Obras do município.

De acordo com o denunciante, a Prefeitura de Leverger, sob a administração do Valdirzinho e Francieli, prefeito e vice, respectivamente, não pagaram a conta de luz, por isso no local foi realizada a ligação clandestina, mas a concessionária descobriu e desfez o “gato”, na terça-feira (13).

“São dez e meia da manhã, estou aqui em frente a Secretaria de Obras, e está tudo fechado e as apagado. No disjuntor dá pra ver o gato que fizeram no local, mas foi cortado. Isso é falta de responsabilidade, roubando energia aqui dos moradores, todos estão pagando por esse roubo. Isso é crime dá cadeia”, relata o vereador mostrando o disjuntor onde foi realizada a ligação clandestina de energia.

Crime

O furto de energia é o ato de desviar ou puxar energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida.

Esses são os famosos ‘gatos’ ou ligações clandestinas. Já a fraude, é caracterizada por um ato intencional de manipulação nos equipamentos de medição da concessionária, com o objetivo de reduzir ou ‘zerar’ o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.

Ambos são crimes previstos no Código Penal Brasileiro: a fraude pode ser caracterizada com estelionato, e está prevista no artigo 171; o furto está previsto no artigo 155, § 3º. A pena para esses crimes varia de um a quatro anos de prisão. Além disso, são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável também pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.

Veja o vídeo:

 

Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo