Cuiaba (MT), 04 de dezembro de 2020 - 08:42

Cidades

NOVOS CURSOS 19/11/2020 09:47 Redação

Equipe de Educação Profissional da Seciteci faz visita técnica à Penitenciária Central

Nesta quarta-feira (18) a equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) fez uma visita técnica à Penitenciária Central do Estado (PCE), para debater com a equipe da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), como ofertar educação, trabalho e renda, no âmbito do sistema prisional, para pessoa privada de liberdade.

Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020 ocorre o Encontro de Educação, Trabalho e Renda, promovido pelo Sistema Penitenciário do Estado. A Seciteci, por meio da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Superior, proporciona educação profissional aos privados de liberdade como estratégia de promover a cidadania.

O secretário em substituição da Seciteci, Djalma Silvestre Fernandes, reforça a importância de planejar os investimentos voltados para pessoa privada de liberdade.

“Qualificar estas pessoas é uma forma de transformar vidas e famílias, por meio da educação e fomento ao emprego, pois por meio destes cursos, novas portas se abrem para aqueles que muitas vezes não encontram oportunidades após cumprirem a pena”, diz o gestor da Seciteci.  

Sala de aula dos reeducandos da PCE
Créditos: Camila Paulino

A secretária adjunta de Educação Profissional e Superior em substituição e coordenadora-geral do Pronatec, Pollyana Cristina Peixoto Peron, explica que os cursos são oferecidos com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (SETEC-MEC) e com o Núcleo de Educação nas Prisões (DEPEN-MT), estabelecendo critérios de ofertas que possam oportunizar autonomia na inserção ao mercado de trabalho.

“Em 2018 oferecemos quase mil vagas de cursos na modalidade formação inicial continuada, o FIC, e para o próximo ano já temos mais de R$1,6 milhão disponibilizado pelo MEC para ofertarmos cursos a este público. Ainda vamos definir quais serão os cursos e quantidade de vagas, mas certamente milhares de pessoas serão beneficiadas”, ressaltou. 

A Seciteci tem papel fundamental na formação profissional do cidadão mato-grossense para o mercado de trabalho, que por meio de cursos de capacitação visando à empregabilidade e inclusão social. Exercendo o acompanhamento pedagógico de sua educação profissional, ofertada nos estabelecimentos penais.

Na quinta-feira (19) será realizado o workshop para debater políticas voltadas à educação, trabalho e renda aos reeducandos. Além da Seciteci, outros órgãos participarão, entre eles, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e outros. Na sexta-feira (20) será a cerimônia de inauguração do raio VI na PCE.

Nova Ala (raio VI) da PCE
Créditos: Camila Paulino

 

 

Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo