Cuiaba (MT), 29 de outubro de 2020 - 16:22

Geral

OUTUBRO ROSA 15/10/2020 09:30 Redação

CGE promove ações de prevenção ao câncer de mama

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), por meio do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho, promove neste mês uma programação interna alusiva à campanha Outubro Rosa, que incentiva ações de conscientização e de combate ao câncer de mama.

Dentre as atividades programadas, destaque para a live que será transmitida pelo canal do Youtube da CGE, no dia 27 de outubro, das 9h30 às 11h30, com o especialista na área de mastologia e oncologia e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, o médico Pedro Fontes, e a cirurgiã-dentista Maria Carmen Volpato, presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Mato Grosso.

Na ocasião, serão relatadas também histórias de superação por pessoas que tiveram diagnóstico de câncer de mama e venceram a luta contra a doença.

Comitê Setorial distribuiu o laço símbolo da campanha Outubro Rosa
Créditos: Ligiani Silveira - CGE/MT

Outra ação será a divulgação, por meio eletrônico, de material informativo e orientativo aos servidores da CGE. Nesta quarta-feira (14.10), o Comitê Setorial distribuiu o laço símbolo da campanha Outubro Rosa para ser usado durante todo o mês. 

Prevenção para todos

Apesar de ser uma doença que se manifesta em sua maioria em mulheres, o câncer de mama também pode afetar homens. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a população masculina acometida representa 1% do total de casos da doença.

Pensando na realidade da Controladoria, que tem em seu quadro funcional predominância masculina, a psicóloga da CGE, Rita de Cássia Nogueira França, sinaliza sobre a importância de incluir os servidores homens na perspectiva da prevenção e do autocuidado.

“Um dos focos da campanha é chamar a atenção para a possibilidade de câncer de mama em homens. Majoritariamente a CGE é composta por homens em seu quadro funcional e, em que pese à incidência ser relativamente maior em mulheres, os homens também podem ser acometidos e devem se prevenir”, alerta a psicóloga, integrante do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho. 

“Quanto antes, melhor”

Na edição 2020 da campanha Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o mote “Quanto antes, melhor”, visando conscientizar a população sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, a exemplo do câncer de mama.

Além disso, segundo a SBM, o propósito da campanha é incentivar o diagnóstico precoce, visto que a detecção em fase inicial aumenta as chances de cura da doença.

Histórico

A campanha Outubro Rosa teve início nos anos de 1990, com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença por meio da difusão de informações; além de incentivar o debate e propiciar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, de form a contribuir para a redução da mortalidade.

Apoio psicossocial

O Comitê Setorial de Saúde e Segurança da CGE, de forma permanente, está à disposição para quaisquer orientações e atendimentos ao servidor da Controladoria e das Unidades Setoriais instaladas no prédio, seja de forma presencial, por meio de ligação telefônica ou e-mail. 

A programação da campanha Outubro Rosa na CGE integra o Programa Viver com Qualidade, voltado à disseminação interna de práticas e orientações para fomentar a saúde e segurança no trabalho dos servidores da Controladoria, com intervenções também na área de cidadania.


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo