Cuiaba (MT), 04 de dezembro de 2020 - 07:55

Geral

IFMT E SESP 19/11/2020 10:42 REDAÇÃO

Parceria oferecerá 400 vagas para pós-graduação EAD em Gestão Integrada de Segurança Pública

Uma parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) garantirá 400 vagas para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Segurança Pública, na modalidade de ensino a distância (EAD). O público alvo são os servidores das forças de segurança que compõem a pasta.

O edital foi assinado pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e pelo reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, e pode ser acessado pelo site: http://selecao.ifmt.edu.br/. As inscrições iniciam nesta sexta-feira (20.11) e seguem até o dia 27 de novembro.

O curso contém 500 horas/aula, sendo 400 teóricas e 100 horas complementares, tendo os seguintes componentes curriculares: políticas públicas de Segurança Pública, introdução a atividade de Inteligência, análise criminal, atuação policial, gestão pública gerencial, direitos humanos aplicados à atividade policial, entre outros.

Parte das vagas, ou seja, 258, são destinadas para servidores das Polícias Militar (PM-MT), Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros (CBM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Sistema Penitenciário das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs). Já 52 são ofertadas aos servidores da sede da Sesp. O restante - 90 vagas - são destinadas aos egressos do curso superior de Tecnologia em Segurança Pública.

O processo seletivo se dará por meio de análise curricular, levando em consideração critérios como a área de graduação, sendo que os servidores que possuem formação em Segurança Pública possuem maior pontuação. Outro quesito que também será avaliado é o tempo de serviço na segurança pública.

Economia e profissionalização

De acordo com o levantamento da Coordenadoria de Planejamento e Monitoramento (Coplam) da Sesp, a parceria propiciará uma economia de aproximadamente R$ 4 milhões aos cofres públicos, valor estimado de investimento em cursos de pós-graduação de outras instituições.

“Um curso como este atinge o objetivo a que o Estado se propõe, que é a valorização do servidor da segurança pública e que nos deixa satisfeitos, uma vez que se trata de uma instituição modelo, que é referência em ensino, o IFMT. Por isso, agradecemos a confiança e nos deixamos à disposição da instituição para atuação de forma conjunta”, disse o secretário da Sesp, Alexandre Bustamante.

Representando o reitor do IFMT, o pró-reitor de Ensino, Carlos Câmara, lembrou que a iniciativa vai gerar a profissionalização dos agentes de segurança, refletindo em benefícios para a sociedade.

“A parceria tem como propósito desenvolver formação para os agentes da segurança pública de Mato Grosso e demonstra a qualidade que o Instituto Federal tem na formação de profissionais e principalmente na profissionalização destes profissionais da segurança, que refletirá em um serviço de qualidade sendo prestado a sociedade, gerando mais segurança para todos”, destacou o pró-reitor.

Além de valorizar o servidor, o curso também auxilia em uma questão que a maioria enfrenta, que é a necessidade de especializações para progressão de carreira, como explicou o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel PM Victor Fortes.

“A gente sabe que na carreira da segurança pública muitos servidores precisam de especializações para progredir, sendo que muitas vezes o servidor custeia do próprio bolso, e hoje a Secretaria de Segurança Pública consegue com essa parceria disponibilizar um curso de excelência feito por uma instituição de credibilidade”, finalizou Fortes.


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo