Cuiaba (MT), 25 de fevereiro de 2021 - 16:40

Geral

EM MATO GROSSO 22/02/2021 17:04 Redação

Crescimento exponencial fez com que a internet fibra óptica chegasse aos 41,4% do mercado de banda larga

Grande fator para o aumento foi a pandemia e o isolamento social

Com o advento da pandemia e a necessidade iminente de isolamento entre as pessoas, o trabalho e o estudo se tornaram atividades remotas, na tentativa de diminuição da disseminação do vírus.

Nesse contexto, muitos trabalhadores e estudantes tiveram que confiar cada vez mais na internet contratada em casa, pois suas atividades vitais passavam por esse serviço. Com isso, a velocidade de internet foi o fator principal no momento de contratar um fornecedor, aumentando significativamente o valor da qualidade da banda larga.

Em estudo feito pela Selectra, pode-se analisar como evoluiu cada modalidade dentro do estado nos últimos dois anos. A internet fibra óptica foi a que obteve maior crescimento, com 41,4% de market share em 2020, quase o dobro do ano anterior. Isso se dá pela modernização do estado no setor e também pela necessidade de uma qualidade de serviço melhor.

Outro dado importante é a decadência do uso da internet por meio de cabos metálicos, que caiu pela metade entre 2019 e 2020. Um dos fatores que fizeram com que ocorresse essa queda foi a quantidade imensa de roubos que acontecem do material, não sendo rentável para as empresas.

A internet via rádio possui cerca de 10% do mercado, sendo importantíssimo para a distribuição do serviço para as demais áreas rurais. Conforme projeções, o serviço ainda demorará para ser referência no país por necessitar muito investimento.


Resumo Online

E-mail
Redação: redacaocopopular1@gmail.com

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo