Cuiaba (MT), 03 de agosto de 2021 - 05:43

Agronegócio

28/04/2021 16:20

Ifag: apesar de leves quedas no preço da arroba, mercado do boi gordo deve permanecer estável na seca

De acordo com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás o (Ifag), a arroba do boi gordo no estado está cotada  a R$ 295,79 para pagamento em 30 dias. Apresenta uma ligeira queda de -0,11%. Já a arroba da vaca gorda, com prazo de 30 dias, está R$ 286,64 com pequena queda de -0,20%. O Analista de mercado do Ifag, Marcelo Penha, explica que apesar das reduções, os preços se matem numa estabilidade atrativa. Mas de agora para frente o produtor precisa se organizar porque a pastagem irá reduzir.  

"O  capim começa a endurecer e a ficar fibroso. Em muitos casos é preciso entrar com proteinado e até mesmo  com um energético ou uma ração para conseguir mais peso. Daqui pra frente a pecuária de pasto fica mais difícil e quem não quer gastar com esses insumos, que estão caros, começa a vender o gado que está no ponto antes que emagreça", explica.

Mas será que neste ano a chegada da seca e o preço alto dos insumos podem  fazer com que o preço do gado tenha uma queda acentuada? "Pode acontecer, porém devido a uma reposição muito valorizada acho difícil ter esse aumento expressivo de oferta para derrubar o preço. Outra questão seria a alta demanda do mercado externo. Logo vejo que o valor da arroba continuará em alta", detalha Penha.

Programa especial gratuito do Senar Goiás ensina a melhorar produção com menos custo

 O Programa Pecuária de Precisão se destina aos pecuaristas e produtores rurais levando informações voltadas para os sistemas de produção, tecnologias e técnicas de produção no manejo de gado de corte. O intuito é facilitar o manejo na fazenda e melhorar a qualidade de vida do produtor através do planejamento, diminuindo e até erradicando perdas localizadas, o que propicia um controle preciso sobre a utilização dos recursos envolvidos na cadeia produtiva. A carga horária total de 160 horas distribuídas em seis módulos, com aulas teóricas e práticas.

Veja o conteúdo

? Bovinocultura de corte

? Manejo racional de bovinos de corte

? Inseminação artificial de bovinos de corte

? Manejo de pastagens

? Semiconfinamento na bovinocultura de corte

? Confinamento na bovinocultura de corte

? Monitoramento de abate e avaliação de carcaça bovina

? Administração e gerenciamento rural - Gestão Administrativa

? Outros cursos complementares voltados para Pecuária de corte -  SENAR GOIÁS - FPR 

? Casqueamento preventivo de bovinos de corte 

? Lida racional de bovinos de corte com equídeos 

 Para Inscrições e informações procure o  Sindicato Rural de seu município.

Imagem: divulgação

Fonte: CNA Brasil

Resumo Online

E-mail
Redação: [email protected]

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo