22 de Outubro de 2024

22 de Outubro de 2024

CIDADES Quarta-feira, 07 de Agosto de 2024, 15:32 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2024, 15h:32 - A | A

PREVENÇÃO

Defesa Civil faz mapeamento de áreas de risco em Campo Novo do Parecis e Sapezal

A identificação de pessoas e imóveis em área de risco de desastres é fundamental para a elaboração de medidas preventivas e mitigatórias

Redação

A Defesa Civil de Mato Grosso realiza nesta semana o mapeamento de áreas de risco nos municípios de Campo Novo do Parecis e Sapezal. A atividade, que ocorre entre os dias 6 e 9 de agosto, faz parte das ações de prevenção a desastres e visa identificar os riscos para subsidiar a elaboração dos planos de contingência dos municípios.

O mapeamento envolve a identificação de áreas suscetíveis a alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, além da avaliação da probabilidade de ocorrência desses fenômenos. 

O trabalho é fundamental para a identificação da quantidade de pessoas e imóveis nessas áreas de risco, bem como para o planejamento de medidas preventivas, mitigatórias e de preparação da população local para evacuação e respostas de emergência.

Para a identificação das áreas suscetíveis a desastres, a Defesa Civil considera as características físicas da região, como elevações, rios, estradas e a localização das casas. Para isso, os agentes utilizam imagens de satélite, dados de sensoriamento remoto, drones e sistemas de informação geográfica (SIG).

As equipes também realizam o mapeamento de vulnerabilidade, avaliando a exposição e capacidade de resposta das comunidades caso afetadas por desastres.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Mapeamento de áreas de risco

Neste ano, oito municípios já tiveram as áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil do Estado. São eles: Nova Ubiratã, Nova Mutum, Jauru, Comodoro, Confresa, Porto Alegre do Norte, Dom Aquino e Rondonópolis.

Comente esta notícia

image