21 de Dezembro de 2024

21 de Dezembro de 2024

CIDADES Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024, 15:58 - A | A

Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024, 15h:58 - A | A

NOBRES

Maior viaduto do Estado ganha intervenção artística com recursos do MP

Redação

O maior viaduto de Mato Grosso, localizado na cidade de Nobres (a 146km de Cuiabá), está de cara nova. Os 12 pilares de sustentação do elevado receberam intervenção do artista visual Adriano Figueiredo Ferreira e a jardinagem foi revitalizada, dando destaque à identidade cultural e contribuindo para o turismo sustentável na região. O artista foi contratado pelo Município com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que foram destinados pelo Ministério Público de Mato Grosso por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e outros acordos firmados.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

As pinturas foram inspiradas em belezas naturais, na fauna e na flora, retratadas em desenhos realizados por alunos da rede pública de ensino (estadual e municipal) que participaram do concurso “Viaduto das Cores”. Todo o projeto foi desenvolvido em conjunto pelo MPMT, Município de Nobres (Secretarias de Educação, Turismo e Cultura, e Meio Ambiente), Secretaria de Estado de Educação, concessionária Nova Rota do Oeste e Polícia Militar.

Conforme o promotor de Justiça Willian Oguido Ogama, a obra contribui também para melhorar a segurança pública, uma vez que o local era pouco iluminado e conecta duas regiões do Município que se encontravam socialmente segregadas (Bairro Jardim Petrópolis e Ponte de Ferro). “O projeto beneficia toda a comunidade, ao conectar duas regiões da cidade, propiciar maior segurança na região, destacar as belezas naturais, culturais e históricas, além de as obras terem sido inspiradas em desenhos realizados por alunos, com o tema do meio ambiente”, destacou o promotor de Justiça.

Willian Oguido Ogama conta ainda que, segundo o artista, três das obras foram inspiradas em desenhos vencedores do concurso. Foram retratados: Boia Cross Duto do Quebó; Gruta da Lagoa Azul; Estivado; Cachoeira do Tombador; Indígenas Bakairi; Culinária do peixe assado na folha de bananeira; Siriri e Cururu; Lagoa das Araras; Pôr do sol do quadriciclo do Bom Jardim; Flutuação; Praça dos Calcários; e Complexo Turístico Canaã (antigo balneário Dona Máxima).

Comente esta notícia

image