O salão do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Padre Firmo esteve lotado na manhã desta quarta-feira (30) para o tradicional baile da melhor idade, encerrando as atividades comemorativas do Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), promovidas ao longo do mês pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O evento foi marcado pela animação dos participantes, demonstrando que para viver com qualidade não há limite de idade, basta ter disposição.
Dona Sofia Maria, de 74 anos, é uma das 410 pessoas cadastradas na unidade localizada na região central da capital. Ela comenta que nunca perde uma atividade, especialmente as aulas de ginástica e o baile. “Participar das atividades ofertadas pelo CCI é fundamental. Mesmo com a idade avançada, minha disposição é resultado direto dessa rotina. O CCI nos ajuda a manter a qualidade de vida”, afirmou.
A procuradora do município e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), Lúcia Valderez, esteve no evento de encerramento e fez questão de enaltecer a iniciativa da Prefeitura em ofertar um atendimento humanizado aos idosos. “A Secretaria Municipal de Assistência Social está de parabéns, com uma equipe engajada. O baile foi maravilhoso, os idosos participaram com muita alegria. Esperamos que essas políticas públicas voltadas aos idosos continuem nessa gestão, porque vale a pena. Foi uma festa linda. Fiquei encantada. Envelhecer é um privilégio; envelhecer de forma participativa é um presente”, declarou a procuradora.
Jenail Almeida, gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e responsável pelas ações nos CCIs, destacou a importância de eventos como esse para a inclusão e proteção social dos idosos. “Não haveria melhor maneira de encerrar o mês do idoso do que com o baile. Os participantes ficam ansiosos por esse encontro. O que importa é se divertir e celebrar a vida, seja dançando em casal ou entre amigos”, comentou.
“Nossa missão é garantir que os idosos tenham acesso a informações, orientação e atendimento às suas necessidades. Muitos enfrentam dificuldades para obter essas informações, e estamos aqui para ajudá-los”, complementou a representante da Secretaria.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Cuiabá oferece quatro Centros de Convivência para Idosos: Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira. Neles, os idosos têm acesso a uma ampla programação voltada à qualidade de vida, além de orientação sobre benefícios sociais. Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência atende 1.217 idosos cadastrados.
As atividades ofertadas incluem hidroginástica, ginástica, jogos de mesa, oficinas de crochê, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encontros intergeracionais e passeios culturais. A Secretaria também mantém parcerias com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, promovendo ações integradas para ampliar o diálogo e a participação social.