14 de Novembro de 2024

14 de Novembro de 2024

CIDADES Terça-feira, 12 de Novembro de 2024, 16:37 - A | A

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024, 16h:37 - A | A

INTERLIGUE JÁ

Mutirão de Conciliação prevê realização de 270 audiências em Cuiabá

Redação

Com o objetivo de agilizar a interligação das edificações à rede coletora de esgoto em Cuiabá, foi aberto na tarde de segunda-feira (11), no Complexo dos Juizados Especiais Desembargador José Silvério Gomes, o primeiro Mutirão de Conciliação Interligue Já. De acordo com a promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, titular da 17ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística de Cuiabá, a previsão é de que sejam realizadas 270 audiências extrajudiciais até a próxima quinta-feira (14) com proprietários de imóveis localizados nos bairros Bosque da Saúde, Jardim Aclimação, Jardim das Américas e Santa Rosa.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A promotora de Justiça explica que esses proprietários foram convidados a participar do mutirão, durante o qual serão orientados a como proceder para a interligação do esgoto à rede pública, bem como a solicitar a vistoria para garantir que as ligações estejam corretas, evitando problemas como mau cheiro, contaminação do meio ambiente e refluxo de esgoto. As audiências são realizadas simultaneamente em sete salas, das 13h às 17h, na presença de um conciliador do Poder Judiciário e de representantes do Ministério Público de Mato Grosso e da concessionária Águas Cuiabá. A partir da conciliação, os compromissários têm prazo de 60 dias para fazer a interligação.

Maria Fernanda Corrêa da Costa enfatiza que a interligação à rede de esgoto é importante para garantir um destino adequado aos efluentes e evitar a poluição ambiental. “Nosso objetivo é fazer com que toda a cidade melhore. E por isso precisamos sensibilizar a população cuiabana para que cada um faça a sua parte e interligue o imóvel à rede pública, de modo que o esgoto seja tratado antes de voltar aos mananciais. Cuiabá já ultrapassou o percentual mínimo de coleta de esgoto, estamos com 91% de cobertura na cidade. Só que rede sem interligação não tem função. A população precisa abraçar essa causa e fazer o seu papel”, conclamou, na abertura oficial do mutirão.

A promotora de Justiça reforçou que realizar a interligação também contribui diretamente para a saúde pública da população, uma vez que a falta de saneamento básico pode causar diversas doenças. O promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Histórico e Cultural, do Meio Ambiente Urbano e de Assuntos Fundiários, lembra que a iniciativa atende ao Planejamento Estratégico Institucional do MPMT, que tem como um dos objetivos assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e fomentar o acesso da população ao saneamento adequado. “O saneamento básico e a interligação do esgotamento sanitário são medidas estruturantes para a melhoria da qualidade de vida da população cuiabana”, defendeu.

“Essa interligação é algo importantíssimo para o município de Cuiabá, para garantirmos um meio ambiente equilibrado e sadio, com córregos e rios despoluídos”, considerou o juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente da capital, Antônio Horácio da Silva Neto. “A execução de 91% da rede coletora não foi uma obra fácil, sabemos que trouxe muitos impactos. Agora peço que todos façam a interligação”, pleiteou o diretor presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Vanderlúcio Rodrigues. “Essa cooperação que vemos hoje é um avanço, 53% da população que foi abordada pelo projeto já se conectaram, mas ainda temos muito a fazer, pois ainda tiramos mais de 14 toneladas de matéria orgânica dos cursos hídricos em Cuiabá”, acrescentou a diretora Operacional da Águas Cuiabá, Julie da Cunha Campbell.

O engenheiro agrônomo Ricardo José Simões Arruda compareceu ao primeiro dia do mutirão para tratar de um imóvel no bairro Bosque da Saúde e saiu com o compromisso de fazer a interligação. “Vou interligar, lá está fácil”, garantiu. Já o administrador de empresas George Guimarães ficou satisfeito por conseguir resolver, de uma única vez, a situação de dois imóveis também no Bosque da Saúde. “Em um deles tenho quase certeza que está tudo regular, vou solicitar a vistoria. No outro, vamos fazer a interligação”, afirmou.

Arborização - Após a conciliação, os participantes do mutirão recebem uma muda de planta de ipê branco ou pata de vaca, doada pelo projeto Verde Novo, com a intenção de contribuir para a arborização de Cuiabá. Moradora do bairro Jardim das Américas, Evanildes Ost informou que o imóvel já está interligado e garantiu uma muda de ipê para plantar no quintal de casa. “Será muito bem-vinda, meu marido vai gostar porque ele queria muito um ipê. O meio ambiente é muito especial e essa iniciativa é para o bem de toda Cuiabá, para que voltemos a ser a Cidade Verde”, disse, emocionada.

Comente esta notícia

image