02 de Janeiro de 2025

02 de Janeiro de 2025

ESPORTE Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024, 08:00 - A | A

Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024, 08h:00 - A | A

LEGADO ESPORTIVO

Governo avança na criação de políticas públicas para a transição e dupla carreira dos atletas brasileiros

Redação

Em 2024, o Ministério do Esporte reforçou suas políticas públicas com iniciativas como a ampliação do Bolsa Atleta, da Lei de Incentivo ao Esporte e das estruturas esportivas. Também deu início às discussões e estudos do programa Excelência para a Vida, que busca conciliar as rotinas esportivas com outras atividades essenciais ao projeto de vida dos atletas, como estudos e trabalho.

O ano foi dedicado à construção do programa e à análise de experiências internacionais. Para isso, foram realizadas reuniões, um fórum temático e, por fim, a divulgação de uma portaria do Ministério do Esporte que criou um grupo de trabalho. Este grupo reúne diversos especialistas e esportistas para propor diretrizes e formalizar uma política pública voltada à dupla carreira e à transição de carreira dos atletas brasileiros.

“Hoje, mais do que nunca, precisamos reconhecer que o esporte é uma etapa gloriosa, mas transitória, na vida de nossos atletas. A transição de carreira e a promoção da dupla carreira são pilares fundamentais para garantir que os talentos que brilham nos campos, quadras e piscinas continuem impactando nossa sociedade de forma positiva após o encerramento de suas jornadas esportivas”, afirma o ministro do Esporte, André Fufuca.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Para o governo federal, investir em educação e qualificação profissional é assegurar que os atletas tenham opções e segurança para construir uma nova trajetória após o término das competições. “Neste ano, estamos trabalhando na construção de ações interministeriais. Por exemplo, o que os Ministérios do Esporte e da Educação podem desenvolver juntos para apoiar o atleta-estudante, ou o que podemos elaborar em parceria com o Ministério do Trabalho para que os atletas tenham acesso diferenciado ao mercado de trabalho. Além disso, estamos discutindo iniciativas mais profundas, como a criação de uma aposentadoria especial. Tudo isso está sendo formulado dentro do programa Excelência para a Vida. Foi um ano bastante produtivo”, completa a secretária de Excelência Esportiva, Iziane Marques.

Balanço anual

Nos próximos dias, embarcaremos juntos em uma série especial de matérias que celebram as ações, projetos e resultados que marcaram o ano do Ministério do Esporte. Compartilharemos os marcos mais relevantes que consolidam nosso compromisso com o esporte brasileiro.

Comente esta notícia

image