Cuiaba (MT), 19 de agosto de 2022

Esportes

INCENTIVO AO ESPORTE 04/08/2022 10:55 Resumo Online

Colégio de Cuiabá realiza 1º Torneio de Futmesa

O incentivo ao esporte é uma das marcas do Maxi, que na última sexta-feira (29) sediou o 1º Torneio de Futmesa. A competição contou com 16 duplas inscritas, entre alunos do Ensino Fundamental e Médio, e animou a quadra poliesportiva da escola com a presença de estudantes de várias turmas. Em parceria com a Joga+ e a Federação Mato-grossense de Futmesa, o torneio premiou as duas duplas vencedoras pelo desempenho.

 

Ex-aluno do Maxi há mais de 10 anos, Caio Cabral, retornou à escola como proprietário da Joga+, primeira empresa de Futmesa de Mato Grosso. Criada em 2020 com outro ex-aluno do colégio, a empresa tem como objetivo promover o esporte que ainda é novo no país. Caio conta que por iniciativa do Maxi, que procurou pela Joga+ para organizar uma competição, o 1º Torneio saiu do papel.

“Conversamos com o Leão, que foi meu professor lá em 2007 e falamos sobre a possibilidade de organizar um torneio. A escola já tinha uma mesa em que os alunos jogavam nos intervalos, então partiu do colégio incentivar ainda mais o esporte. Fiquei muito feliz e é incrível retornar ao Maxi depois de tantos anos. Quando eu estudei aqui não tinha nem o Ensino Fundamental e nem essa quadra”, brinca.

 

A origem do futmesa é recente. O esporte foi inventado em 2014, na Hungria, e pode ser praticado entre dois jogadores ou em duplas. O jogo é disputado em uma mesa curva dividida por uma rede e os toques podem ser feitos por qualquer parte do corpo, exceto pelas mãos. Para fechar o set é preciso chegar a 15 pontos.

 

Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Lilian Rodrigues, acrescenta que o ensino pedagógico vai além das disciplinas tradicionais escolares. Segundo ela, o desenvolvimento do raciocínio lógico, socialização, liderança e outros quesitos trabalhados no esporte são de extrema importância e necessidade para os jovens. “A atividade física é muito importante na vida dos estudantes, por isso, o Maxi sempre incentiva a prática esportiva entre os alunos”.

 

“Excelente ferramenta para combater o sedentarismo entre jovens”, assim define o professor de Educação Física do 6º ano 9º ano do Maxi, Giuliano Cardovani. Para ele, além de combater os prejuízos do uso em excesso de celulares e computadores, a prática de esportes possui muitos benefícios para a saúde física e mental de adolescentes. “É integração, socialização, aprender a perder e ganhar”.

 

Um dos competidores foi o João Gabriel Curvo, do 3º ano, que já começou o torneio vencendo a primeira partida. Ele, que conheceu o esporte no Maxi, conta que o esporte é praticado com os colegas quase que diariamente nos intervalos da escola. Para quem está no ano de preparação para o vestibular, o momento de descontração tem sido fundamental. “Esse é meu último no Maxi, pois espero cursar Medicina no ano que vem. Minha rotina de estudos já está bem pesada, então aliviar um pouco da pressão é ótimo. Adorei a iniciativa da escola em organizar este torneio”.

 

Com 16 duplas na disputa, os vencedores do 1º Torneio de Futmesa do Maxi foram Rafael Taques e Thiago Duarte do Ensino Fundamental e Paulo Vitor e Rogério Monteiro do Ensino Médio.


Resumo Online

E-mail
Redação: [email protected]

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo