Cuiaba (MT), 25 de junho de 2022

Geral

COMÉRCIO 09/06/2022 15:00 Redação

'Viva o Feriado em Cuiabá' e IPTU Sustentável são discutidos em reunião da Associação Comercial

O projeto 'Viva o Feriado em Cuiabá' foi um dos temas discutidos pelos membros da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), nesta quarta-feira (08.06), durante reunião mensal realizada de forma híbrida (presencial e videoconferência). O turismólogo e coordenador Técnico de Captação de Recursos Secretaria Municipal de Turismo da Capital, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito, explicou sobre o projeto.
"O objetivo é movimentar a cidade e a população em feriados prolongados e fomentar o comércio local, bares, restaurantes, pontos turísticos e outros, para que as pessoas voltem ao centro de Cuiabá. A comunidade precisa ter opções de lazer, cultura e nesse sentido a participação da Associação Comercial de Cuiabá e dos lojistas será mato importante", complementou João Eduardo.
Segundo o presidente da ACC, Jonas Alves, a Associação Comercial tem papel fundamental nesse contexto, pois além de ser a entidade do comércio mais antiga do estado, com 110 anos, apoia a iniciativa de abrir o comércio nos feriados para fomentar as vendas e a movimentação no centro da cidade.
"O poder público e o setor privado devem caminhar juntos para que esse projeto dê certo. Geralmente, Cuiabá fica vazia nos feriados prolongados, e precisamos fazer com que fique movimentada. Por isso, a importância do poder público se atentar para o transporte público nesses dias, de abrir os pontos turísticos que estão sob os cuidados de órgãos públicos, enfim, precisamos viabilizar toda a infraestrutura porque o nosso município carece muito disso", justificou Jonas.
Durante a reunião também foram discutidos assuntos como o projeto de lei complementar que regulamenta o programa IPTU Sustentável, beneficiando a população com descontos de até 25% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A medida será válida para imóveis residenciais, condomínios horizontais e prédios que adotarem medidas de sustentabilidade que versam sobre a preservação do meio ambiente. O substitutivo ficou de ser apresentado pelo vereador Diego Guimarães, autor da proposta ainda em seu primeiro mandato.
Como o projeto não pode ser de autoria do Legislativo, o Executivo abraçou a ideia e apresentou uma mensagem no mesmo sentido. Na proposta, é concedido o benefício do desconto tributário, no percentual de 2,5%, sendo que o desconto previsto não pode ser superior a 25% do valor do imposto.
Ainda foram temas da pauta as atualizações sobre a PEC 110, que trata da Reforma Tributária Federal; o projeto de lei 108/2021, da ampliação do limite de faturamento para quem está no Simples Nacional; a FIT Pantanal 2022; o Liquida Centro 2022; avanços com o Positivo para análises da concessão de crédito; encontros do Café com Benefícios com os associados, entre outros.
Além do presidente Jonas Alves e do coordenador municipal de Turismo, João Eduardo, a reunião mensal contou a presença do vice-presidente da ACC, Edson Luiz Ribeiro da Silva, e dos diretores Arnaldo Felício, João Nilson Viana, Manuel Gomes, Mariza Bazo, Antonio Carlos Bianchi, Roberto Peron, Robério Tarrago Cademartori, Roque Edu Alves Silva, Osvaldo Martinello e Orivaldo da Farmácia, além da gerente da ACC, Samanta Fernandes, a executiva da Facmat, Rita Matos, o assessor jurídico Rafael Furman, e as assessoras de Comunicação e Marketing, Luciane Mildenberger e Mariana Pirani, respectivamente.


Resumo Online

E-mail
Redação: [email protected]

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo