Cuiaba (MT), 19 de agosto de 2022

Geral

05/08/2022 09:21

Grupo mato-grossense de dança é destaque em emissora portuguesa

O Grupo Chalana de Cáceres foi destaque de uma tv portuguesa que mostrou a realização do  6º Festival Internacional de Folclore de Tabuaço, na região Norte de Portugal. A rede de TV, Viseu Now entrevistou o diretor do grupo, Luiz Tolotti que contou que estar em Portugal era um dos objetivos do grupo. O Chalana é o grupo no país que mais participou de festivais folclóricos ao redor do mundo, segundo a Federação Brasileira de Artes Populares(FEBRARP).

 
"É uma grande honra, já estivemos em três continentes mas sempre quisemos vir à Portugal. É a realização de um sonho estar aqui", contou Luiz Tolotti.
 
O Grupo Chalana participa do Folk Cinfães que reúne grupos folclóricos da Croácia, Canadá, Israel, Paraguai, Polônia, Romênia, Burundi, além do país anfitrião. O festival termina no próximo sábado(06). O grupo também participará de outro festival na cidade de Guimarães em Portugal.


Jonathan Amorim, um dos integrantes da delegação que tem 20 anos de experiências artísticas entre dança folclórica, teatro e cinema, conta que é um momento de congratulação e um orgulho representar o Brasil num evento enriquecedor.

 
"É como se fosse a primeira vez, este tipo de evento mexe e move cada um de nós artistas de formas diferentes e poder participar de uma turnê como esta só nos deixa muito orgulhosos. É Chalana, é Brasil, é a Cultura de Cáceres para o mundo", explica Jonathan Amorim.
 
O Grupo Artístico Cultural e Meio Ambientalista Chalana completa 30 anos neste ano, já participou de festivais folclóricos em mais de 15 países e é considerado pela Federação Brasileira de Artes Populares(FEBRARP), o grupo com mais participações em festivais folclóricos no país. Já recebeu entre outros, como reconhecimento ao seu relevante trabalho, o Guakar de Ouro, na Colômbia; os Troféus Arara Azul e Pantanal, em Cuiabá; Moções de Aplauso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e das Câmaras de Vereadores de Cáceres e de Cuiabá; Diploma de destaque pelo conjunto da Obra apresentada, na Polônia; Eleito melhor Grupo do 12th International Folclore Festival Veliko Tarnovo 2009 – Bulgária; e contemplado como Ponto de Cultura pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e Ministério da Cultura do Brasil.
O grupo que é coordenado pela diretora artística, Tânia Tolotti conquistou em 2018, o Troféu de Bronze no Festival Mundial de Danças de Cheonan, na Coreia do Sul. É a primeira turnê do grupo pós-pandemia, uma vez que as demais edições aconteceram em edições remotas.
 
Veja vídeo aqui

Resumo Online

E-mail
Redação: [email protected]

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo