A Cervejaria Louvada iniciou o ano em que completa uma década de atividade ultrapassando a marca das 100 premiações conquistadas. O feito abrange participações em competições nacionais e internacionais e é considerado histórico para o mercado cervejeiro. Com isso, a empresa mato-grossense também passa a ter todos os seus 20 rótulos de linha premiados e figurando entre os melhores do país.
No total, a Louvada acumula 105 medalhas, entre ouro, prata e bronze. As novas conquistas foram confirmadas neste mês de março, no Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), que é o mais concorrido concurso cervejeiro do país, nas edições realizadas em Balneário Camboriú (SC) e Blumenau (SC). Nessas competições, o destaque foi para a medalha recebida pelo rótulo Witbier, o único da indústria que ainda não havia sido premiado.
“Chegar nesse nível de reconhecimento representa a consolidação de muito trabalho, pesquisa e do nosso compromisso constante com a oferta produtos de alta qualidade. Agora, a nossa Witbier, que é inspirada em uma receita belga, também é premiada e se junta a outros rótulos, como a Hop Lager, Vienna, Benedita, APA, German Pilsner, IPA, Coffe Pilsen, Bergamot e Low”, destaca o diretor da marca, Gregório Ballarotti.
Além do CBC, a Louvada já ganhou medalhas em outras importantes competições do setor, como o BrazilBeer Cup, Copa Cervezas de América, World Beer Awards, South Beer Cup e Copa Cerveja Brasil. Esse sucesso está em sintonia com o crescimento desse segmento no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de cervejarias artesanais no país saltou de 70 para quase 900 nos últimos anos.
No caso da Louvada, depois de iniciar a operação em Cuiabá, a empresa ampliou seu território de atuação e possui fábricas em funcionamento em Porto Velho (RO) e em Indaiatuba (SP). Com uma produção média mensal de 360 mil litros de cerveja, a empresa ainda distribui para as cidades de Manaus (AM), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Passos (MG), além dos municípios paulista Campinas, Jundiaí e Sorocaba.
“Há dez anos o mercado de cervejas artesanais ainda era muito embrionário. Agora, estamos em um cenário de profissionalização e amadurecimento do setor. Está mais competitivo, com consumidores mais exigentes e estruturas de produção mais desenvolvidas. Nesse contexto, a Louvada se posiciona como um dos principais nomes no segmento no Brasil, estabelecendo uma identidade inovadora e sustentável”, completa Gregório.