22 de Outubro de 2024

22 de Outubro de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 14:19 - A | A

Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 14h:19 - A | A

DIGNIDADE E VALORIZAÇÃO PESSOAL

Seguro de que a profissionalização é o caminho para dignidade, Bruno Garcia pretende dar as ferramentas necessárias para a população

Pablo Vicente da Redação

Bruno Garcia Arruda candidato à câmara dos vereadores por Várzea Grande, nascido em Cáceres, mudou para o município ainda criança onde concluiu o ensino superior no curso de jornalismo. Atuou durante anos nos bastidores da política, prestando serviços de assessoria para o ex-vereador Marcos Veloso, casado e pai de dois filhos, Bruno diz não ser de família política e que por isso demorou em se lançar na política, imaginando que para estar ali seria necessário nascer em família política ou ter dinheiro. Após perceber que seu julgamento sobre os pré-requisitos para fazer política estavam equivocados, ele diz que: “Foi quando comecei a observar e percebi que alguns não tinham laços com ninguém e ainda sim conseguiu ser político. Então, essa vontade que sempre tive virou coragem. Lancei-me na eleição passada, por um partido pequeno, mas por conta de 35 votos não conseguimos”. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O Líder do PRD conta como foi o período pós-eleições 2020, mesmo com a derrota, Bruno sentiu-se vitorioso, pois, nas ruas, sentiu o apoio dos eleitores que acreditaram em seu trabalho e clamavam por um retorno na próxima eleição. Criando uma chapa em tempo recorde, o candidato à câmara de Várzea Grande monta uma chapa sem candidatos de reeleição para que todos os vereadores filiados ao PRD tenham chances reais de vencer ”Assumi a presidência do PRB, montei uma chapa bastante coesa, sem candidatos de reeleição porque acredito que a câmara dos vereadores não é uma câmara interessante”. 

Revoltado com o baixo nível dos atuais vereadores de Várzea Grande, Bruno diz usar toda essa revolta como força para impulsionar a sua vontade de mudar o município em que cresceu e poder modificar positivamente a vida das pessoas “Como podemos fazer isso? É com uma praça bem estruturada, um bairro estruturado, com projetos bem feitos e com serviço de fiscalização em cima de tudo o que está sendo feito”. 

Apesar de não ter declarado apoio ao Prefeito Kalil Baracat na ultima eleição, nessa, Bruno se mostra contente com as melhorias visíveis na cidade e fecha com o prefeito após resultados serem feitos. Com a pavimentação de mais de 200km por toda a Várzea Grande, saneamento básico e água chegando a mais moradores, o candidato reconhece que Kalil possui uma base sólida e um bom relacionamento com o governo federal e estadual, o que é necessário para modificar a realidade dos bairros do município “Ele se mostra cada vez maior com os avanços feitos na nossa cidade, e a ideia é melhorar, porque ele está empenhado em a fazer a cidade evoluir, e hoje, declaro apoio ao prefeito”.

Com uma campanha bem posicionada e com bandeiras pertinentes para a sociedade, o candidato se mostra muito preocupado com o lazer e bem-estar da comunidade. A violência feminina é o principal assunto durante essa eleição, é algo que preocupa Bruno, e para essa questão, com seus companheiros de chapa, já estuda meios de fazer com que essas mulheres sejam assistidas pelo poder público. “Defendo a família e o bem-estar dela. Tenho a ideia de montar um comitê para tratar da violência feminina que é um assunto muito delicado, hoje, temos em Várzea Grande a delegacia da mulher, mas não funcionam 24 horas, um vereador só não conseguiria mudar, mas se criarmos um movimento e falar com os deputados conseguem fazer essa pequena mudança, mas extremamente significativa para o suporte a essas mulheres”. 

Casado com Dalissa Ferreira, dentista do SUS, o jornalista sente que o horário de funcionamento dos centros odontológicos não funcionam para todas as pessoas igualmente. “Em Cuiabá e outras cidades já existe o atendimento estendido que é das 05horas às 22horas, a ideia é fazer o mesmo em Várzea Grande com um terceiro turno, das 17horas às 22horas para que quem não possa fazer seus agendamentos na parte da manhã ou tarde, possa realizar o atendimento no horário noturno”. 

Em janeiro de 2024 o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania atualizou o número de pessoas em situação de rua para 2.531 pessoas, o uso de substâncias ilícitas faz parte da vida de grande parte dos moradores de rua e o candidato lembra quando em uma de suas missões com o Grupo Enchei-vos, se deparou com a triste realidade de quem vive com dependência química. “Fiz missão em centros de reabilitação para dependentes químicos, ali pude ver como as drogas acabam com a vida das pessoas, precisamos de políticas públicas, urgente para lidar com isso. Cuidar das famílias e de quem se encontra nessa situação esperando que ao sair dali possa viver uma vida digna”, a missão foi realizada no Instituto São José Renascer. 

Reconhecendo a potência e os constantes avanços que a cidade vem conquistando, o candidato do Partido Renovação Democrática, pretende fazer com que Várzea Grande acompanhe os avanços de outros municípios do estado de Mato Grosso. “Ainda não temos coleta seletiva, outros municípios já possuem. Sabemos que isso demanda investimentos, mas para isso existem os anteprojetos, temos ideias de fazer uns para provocar as melhorias”. A causa ambiental ganha uma emergência em Várzea Grande, o córrego da traíra, local em que Bruno costumava pescar, hoje recebe dejetos e se encontra em situação de poluição, mas, segundo o jornalista, ainda é possível recuperar o córrego e ele vai cobrar para que haja uma mudança efetiva no local. 

Trabalhando em conjunto, a chapa do PRD, não demonstra rivalidade, pelo contrário, estão prontos para fazer um mandato em conjunto. “Temos um compromisso: para cada uma vaga que conseguirmos, teremos 4 suplentes, essa é uma forma de fazer um mandato compartilhado. Outros partidos têm uma estratégia diferente, que é tirar votos do outro, vamos fazer diferente porque somos na maioria, candidatos sem recurso, só temos a vontade e a ideia”. Também buscando apoio de fora, possui nomes para fortalecer o time em assuntos específicos, como é o caso dos esportes, onde surge o apoio do Gerson da G10 que trará para o time sua experiência nos esportes e eventos. 

Levar dignidade e valorização pessoal para sua comunidade é o grande sonho de Bruno e ao entrar para a câmara dos vereadores, possui planos e métodos para concretizar todas essas vontades. A profissionalização da população, em especial, as mães solos ganham importância significativa na sua campanha, criar meios para que essas mulheres conquistem sua independência vai ser uma das lutas do candidato. Ele se coloca à disposição do povo e promete usar todos os outros 22 candidatos de sua chapa caso seja eleito. “Inclusive se eu for eleito vamos aproveitar as 22 pessoas que estão ali para realmente fazer um mandato participativo, da mesma forma desejo isso caso outro vereador seja eleito. E na próxima, vamos nos candidatar de novo e a expectativa é de fazer mais dois ou três a ideia é sempre crescente”.

Comente esta notícia

image