Cuiaba (MT), 25 de junho de 2022

Saúde

DOANDO VIDA 14/06/2022 14:35 Redação

Campanha de doação coleta 115 bolsas de sangue em Várzea Grande

A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal por meio do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o MT Hemocentro. Ao todo, mais de 450 pacientes que dependem de transfusão serão beneficiados

A campanha de doação de sangue promovida pela Prefeitura de Várzea Grande na última semana, de 06 a 10 de junho, em frente ao Paço Couto Magalhães, conseguiu a coleta de 115 bolsas que foram repassadas ao Banco de Sangue público de Mato Grosso – MT Hemocentro. A ação foi promovida pelo Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e deverá ajudar mais de 450 pacientes que dependem de transfusão.

A primeira-dama de Várzea Grande, a promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, considerou a campanha um sucesso. “Agradecemos muito a participação dos doadores, que se dispuseram a colaborar com nossa campanha. Doar sangue é doar vida. Além disso, é um gesto de amor ao próximo. Tenho certeza de que esta ação ajudará muito o MT Hemocentro nesse momento de queda nas doações”, pontuou ela, que é responsável pelo GAAT.

Ainda de acordo com Kika - idealizadora da campanha - esta é a primeira de outras ações de coleta que serão realizadas em parceria com o MT Hemocentro no sentido de sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e fidelizar novos voluntários. “Entendemos ser importante manter o estoque de sangue e suprir as demandas dos hospitais e prontos-socorros públicos. Todos precisam fazer sua parte. E a gestão Kalil Baracat está fazendo a sua. Aliás, o próprio prefeito fez sua doação. E neste Dia Mundial do Doador de Sangue convido a todos a fazer sua doação”.

Ainda segundo balanço divulgado pelo MT Hemocentro, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande e o GAAT, ao menos 170 pessoas compareceram para fazer a doação e cerca de 55 foram considerados inaptas ou desistiram na hora de doar.  “As parcerias são muito importantes para a manutenção dos estoques de sangue. Precisamos de mais doações para suprir a demanda da rede hospitalar e as entidades parceiras exercem um papel importante no chamamento de possíveis doadores”, avaliou o gerente de Doação de Sangue do MT Hemocentro, Arnildo Lopes Mendes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são realizadas 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. No Brasil, segundo a OMS, cerca de 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente. Este número está dentro dos parâmetros definidos pela OMS, mas é preciso melhorar.

Em tempos de pandemia os bancos de sangue estão sendo monitorados e já apresentam uma diminuição nos estoques de bolsas. O Ministério da Saúde orienta que as doações não devem parar.


Resumo Online

E-mail
Redação: [email protected]

Telefones
(65) 3052-6030 / (65) 3052-6030

Todos os Direitos Reservados para Resumo Online

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo