18 de Outubro de 2024

18 de Outubro de 2024

SAÚDE Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 10:41 - A | A

Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 10h:41 - A | A

MELHOR RESULTADO EM 4 ANOS

Farmácia popular é um marco das mais de sete décadas do Ministério da Saúde

Redação

No mês em que o Ministério da Saúde completa 71 anos, um dos seus mais importantes programas celebra duas décadas de existência. Em julho, o Programa Farmácia Popular passou a oferecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para toda a população, incluindo medicamentos para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. A expectativa é que pelo menos 3 milhões de pessoas, já beneficiárias pelo programa, sejam impactadas, gerando uma economia anual de até R$ 400 por usuário.

No coração do Brasil, onde a saúde pública enfrenta desafios constantes, o Programa Farmácia Popular se destaca como um importante aliado de milhões de cidadãos. Criado em 2004, ele tem sido uma alternativa vital para aqueles que necessitam de medicamentos essenciais a preços acessíveis ou gratuitos. Entre as inúmeras histórias de impacto positivo, destacam-se algumas que revelam a profundidade da mudança trazida por essa iniciativa.

Esse é o caso de dona Tatiana, beneficiária do Bolsa Família e moradora de Novo Gama, Goiás, a cerca de 35 km de Brasília. “Para retirar meus remédios é muito simples. Só apresento a receita e os documentos de identidade e CPF. O Farmácia Popular é importante para minha vida e de milhares de pessoas que não têm condições de comprar os remédios”, conta a beneficiária.

Severino Sousa, de 61 anos, também residente de Novo Gama e diagnosticado com hipertensão , enfrentava dificuldades financeiras para comprar seus medicamentos. Antes do Farmácia Popular, muitas pessoas precisavam escolher entre comprar alimentos ou seus remédios, uma decisão angustiante que colocava a saúde em risco constantemente.

“O custo de vida é muito alto, o salário não suporta a compra de medicação e é importante ter acesso ao Farmácia Popular para que tenhamos este suporte e possamos viver melhor. Aqui na minha região, muitas pessoas precisam do programa, pois não ganham bem e têm pessoas hipertensas que sempre se valem deste benefício”, destaca seu Severino.

Expansão do programa
Criado pelo Governo Federal para disponibilizar medicamentos e outros insumos de saúde para a população, o programa foi relançado pelo presidente Lula no ano passado, com a inclusão de novos medicamentos gratuitos, como medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais, e, em 2024, a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social e estudantes da rede pública de ensino. Em 20 anos, mais de 70 milhões de cidadãos brasileiros foram beneficiados pelo Farmácia Popular.

Seis meses após o relançamento do programa, em junho de 2023, essa extensão dos benefícios fez com que a iniciativa alcançasse o melhor resultado dos últimos quatro anos, com acesso de 22 milhões de brasileiros em 2023, que podiam se tratar com custos menores ou inexistentes. Isso representou um aumento de 8,8% em relação a 2022, com a recuperação de cerca de dois milhões de pessoas que haviam deixado de ser atendidas nos anos anteriores.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Além disso, em junho do ano passado, 55 milhões de brasileiros beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no Farmácia Popular. Desde então, 4,6 milhões de beneficiários foram contemplados, garantindo mais medicamentos gratuitos para pessoas que não têm condições de arcar com os custos.

A iniciativa está presente em 85% das cidades brasileiras, equivalendo a 4,7 mil municípios, com mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o país, e tem capacidade para atender 96% da população brasileira. Desde junho do ano passado, 560,4 mil mulheres acessaram medicamentos gratuitos para anticoncepção e osteoporose.

Universalização
A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada. Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais.

Comente esta notícia

image