22 de Dezembro de 2024

22 de Dezembro de 2024

AGRONEGÓCIO Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024, 16:16 - A | A

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024, 16h:16 - A | A

MT SUSTENTÁVEL

Chácara de lazer se transforma em área produtiva e lucrativa em MT

Na propriedade boas práticas de produção, qualidade e constância nos produtos, garantem abastecimento no mercado interno o ano inteiro

CANAL RURAL

Transformar uma propriedade de seis hectares, em um exemplo de sucesso e sustentabilidade. A Chácara Raio de Sol, localizada em Sorriso, na região médio-norte de Mato Grosso, há cinco anos usa dois terços da área para a produção de hortifrutis. 

A propriedade colhe por semana 600 quilos de pimentão verde e com o sistema de irrigação, consegue produzir 10 toneladas de tomates e 45 toneladas de melões, por safra.


 

A chácara é da Elizane Silva e do seu marido, Rodrigo Bernardi. Ao MT Sustentável desta semana, ela conta que por morar em uma região favorável ao agro, investir no setor seria a melhor opção. A produção de hortifrutis atende às demandas do mercado local, que é exigente. 

“Eu digo que quem manda em mim é o mercado. Então o que ele exige e vende, eu tento agregar. Mas, para mim, a principal escolha dos produtos foi por causa do clima”, afirma.

Rodrigo, é engenheiro agrônomo e consultor técnico e ressalta que o clima foi um dos maiores desafios para os hortifrutigranjeiros na região. 

“Esse foi o grande desafio para conseguir produzir desde o primeiro ano. Só que para ter uma produtividade de acordo e uma boa qualidade, o maior desafio, mesmo, foi o conhecimento local”, diz. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 

Parceria com apicultores locais 

No segundo ano de atividades, Elizane percebeu que precisava aumentar a população de abelhas para polinizar as plantações. Especialmente, a de melões. 

Dessa forma, surgiu uma parceria com apicultores locais resultando na instalação de quatro colmeias na reserva florestal da chácara. 

“As abelhas aqui são cruciais para nós. Elas são nossas operárias que fazem a diferença. É uma soma de uns 30 por cento na nossa produção, na polinização. Onde as abelhas trabalhavam, o produto era de maior qualidade”, explica Elizane. 

 

Manejo de solo garantiu selo de certificação na propriedade 

Com a experiência das lavouras de grãos, Rodrigo melhorou os cuidados do solo na propriedade. Após cada colheita, é plantada a braquiária, uma gramínea que protege o solo e recicla nutrientes. 

A adoção desse modelo de produção sustentável rendeu à chácara um selo de certificação, com a ajuda do Clube Amigos da Terra (CAT) de Sorriso. A transparência também é uma prioridade. Por meio de um aplicativo, os consumidores podem acessar informações sobre os produtos, conhecendo a história e os métodos de cultivo da propriedade. 

A conquista da independência financeira foi alcançada por meio de um pequeno projeto bem-sucedido. “Hoje, olho para meu negócio e penso: tenho uma conquista, não apenas um trabalho”.

Comente esta notícia

image