22 de Outubro de 2024

22 de Outubro de 2024

AGRONEGÓCIO Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, 11:10 - A | A

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, 11h:10 - A | A

SEGURANÇA ALIMENTAR

Com PAA, agricultores indígenas produzem alimentos e distribuem no Território Yanomami

Foram entregues 840 quilos de macaxeira e batata doce por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, que serão destinados aos pacientes de polos bases do Distrito Sanitário Especial Indígena

Redação

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está levando insumos para os quatro cantos do Brasil. Na última semana, foram entregues produtos produzidos por agricultores familiares indígenas do Território Yanomami. Ao todo, foram 840 quilos de macaxeira e batata doce para região Auaris, em Roraima.

Uma articulação entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), colaborou com a logística e também com o local de recebimento dos alimentos que foram destinados aos pacientes de polos bases do distrito. Com a macaxeira, estão sendo produzidos os beijus para distribuir aos pacientes, utilizando equipamentos do programa Fomento Rural.

Segundo o assessor técnico da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Luiz Antônio de Oliveira, também foram entregues alimentos em outros polos bases na calha do rio Mucajaí.

“Estes alimentos são de agricultores familiares indígenas e não indígenas e vêm sendo armazenados no Sesc, por meio do programa Mesa Brasil, como um importante parceiro na operação de logística de distribuição dos alimentos do PAA no estado”, afirmou o assessor técnico
“Esta última entrega, em Auaris, o voo foi de avião contratado pela Funai, que possui uma capacidade de carga maior do que os utilizados pelo DSEI-Y”, completou Luiz Antônio Oliveira.

Ele explicou ainda que a complexidade da operação na Terra Indígena Yanomami exige uma articulação interinstitucional. “A logística amazônica é complicada e, também, como a capacidade produtiva na TI Yanomami ainda está começando, os alimentos precisam vir de outros produtores. Mas já estamos também articulando outras ações para fortalecer a capacidade produtiva nas próprias comunidades Yanomami, Sanumá e Yekwana”, explicou.

Foram destinados R$ 2 milhões para Roraima executar o programa, via termo de adesão na modalidade compra com doação simultânea.

PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos realiza a compra direta de alimentos de agricultores familiares, sem necessidade de licitação, e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como à rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local, além de promover o acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional.

Comente esta notícia

image