18 de Setembro de 2024

18 de Setembro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 16:18 - A | A

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 16h:18 - A | A

SITUAÇÃO PRECÁRIA

Moradores denunciam agravamento das condições de esgoto e cobram melhorias urgentes da prefeitura

Ana Carolina da Redação

Os residentes da Avenida Oito de Abril, em Cuiabá, têm se queixado há algum tempo sobre o estado da rede de esgoto e o intenso mau cheiro na área. Segundo informações obtidas pela nossa equipe, à situação só tem se agravado, sem que haja uma resposta efetiva por parte da prefeitura.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A região, cercada por diversos condomínios, enfrenta um problema ainda mais grave durante a atual onda de calor. O odor desagradável se intensifica, e a presença de ratos, baratas e outros animais se tornam evidente. Outro fator que incomoda muito os moradores, são os excessos de lixos dentro e fora do córrego e que quando chove, os lixos aumentam e causam mais problemas para a população que vive ao redor.

Para preservar a identidade dos moradores, utilizaremos nomes fictícios nesta matéria.

Davi, que vive na área há mais de uma década, relata que nunca houve um tratamento adequado da rede de esgoto e que o córrego está em condições cada vez piores. Ele explica que a sujeira acumulada no córrego tem levado à entrada de ratos nos condomínios.

“Quando o calor é intenso, o mau cheiro fica insuportável, e a proliferação de pernilongos, ratos e baratas aumenta. Já fizemos várias reivindicações para transformar o local em uma praça ou algo que beneficie os moradores”, afirma Davi.

Outro residente, Fábio, de 40 anos, descreve a situação como precária e perigosa. Ele destaca problemas com a calçada ao longo do córrego e a ponte de ferro, que frequentemente resulta em quedas de idosos devido à falta de uma passagem adequada. O morador relata de um problema de iluminação no local, no período da noite, alegando que o local fica extremamente escuro, tornando-se perigoso e propicio para assaltos aos idosos e adolescentes.

Fábio, que mora na área há 15 anos, também critica a falta de estacionamento e o espaço inadequado para trânsito de carros e pedestres.“Gostaria muito que algum parlamentar olhasse para nós e construísse uma pista de caminhada com arborização e que canalizasse o córrego. Pagamos todos os impostos e não vemos melhorias. O cheiro é horrível e traz muitos riscos para nossa saúde”, conclui Fábio.

Vale lembrar que, em 2019, uma seção da Avenida Oito de Abril foi interditada devido ao colapso parcial do córrego, causado por erosão. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que a medida visava manter os veículos afastados da margem do córrego para prevenir deslizamentos e acidentes.

Outro lado

A equipe do Jornal Centro Oeste Popular tentou contato com os órgãos responsáveis para uma possível nota de esclarecimento, mas infelizmente até o momento, não obtivemos retorno.

Comente esta notícia

image