Durante evento promovido pela Febraban, nesta sexta-feira (29), em São Paulo, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reforçou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal e o cumprimento do déficit zero em 2025. Tebet afirmou que as medidas de ajuste garantirão a sustentabilidade da dívida pública, a eficiência do gasto público e, por consequência, a queda na taxa de inflação e dos juros.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Segundo Tebet, o governo cumprirá a meta fiscal prevista para esse ano e, em 2025, vai buscar o centro da meta, destacando que o governo não pode gastar mais do que arrecada. Ela também salientou que as medidas anunciadas ontem não vão gerar prejuízo aos direitos da população: “Vamos fazer ajustes sem retirar nenhum direito, tudo tem que estar dentro do orçamento”, pontuou.
A ministra mencionou a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil o que, na opinião dela, é uma medida justa e necessária para o povo brasileiro. “Nós vamos achar juntos, Executivo e Legislativo, alternativas para que todos possam contribuir de forma justa para essa medida. Aí nós teremos o Brasil dos nossos sonhos, porque o Brasil dos nossos sonhos passa por um Brasil inclusivo, sustentável, que não deixa ninguém para trás”.
Simone Tebet ressaltou que o PIB do Brasil cresceu 3% em 2023 e continuará nessa trajetória de crescimento, o que refletirá em mais progresso para a população. Ela destacou: “Hoje saiu um dado histórico: estamos no menor desemprego de toda a série histórica retratada desde 2012. Esse é o Brasil que nós queremos, esse é o Brasil que o governo do presidente Lula quer”, disse a ministra.