Flamengo e Atlético-MG vão decidir quem será o grande campeão da Copa do Brasil, nos próximos dias 3 e 10 de novembro. Coincidentemente, cerca de 4 milhões de vestibulandos pelo país também irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nessas mesmas datas, o que levou profissionais da educação a fazerem um apelo à CBF.
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) emitiu um comunicado nesta sexta-feira (25/10), pedindo à entidade máxima do futebol brasileiro para que mude as datas das finais da Copa do Brasil.
Segundo o Consed, as partidas podem causar “dificuldades logísticas” para quem for realizar o Enem. A preocupação, em especial, será no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde serão realizadas as partidas.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
No Rio, 142 mil candidatos realizarão o exame neste ano. Já em Belo Horizonte, serão 71 mil.
“Essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas”, começa o comunicado do Consed.
“Podem ocorrer ainda dificuldades quanto à frequência, se o estudante preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem”, complementou a entidade.
Igor de Alvarenga, vice-presidente do Consed, deu entrevista à ESPN e relatou que os estudantes vão precisar de “tranquilidade” para a realização dos exames, sendo as finais da Copa do Brasil uma distração.
“O momento de prova é um momento de concentração. Os estudantes precisam estar em um ambiente adequado. Durante a prova, nossa preocupação é ser uma ‘concorrência’ para o estudante”, argumentou
“Claro, é uma decisão do estudante, mas a gente sabe que o futebol é uma paixão nacional, e o estudante pode preferir ir ao jogo do que à prova, mesmo sendo uma chance de ingresso a um curso superior”, seguiu.
“O segundo ponto é o trânsito. Apesar do horário diferente, pode causar uma questão. O terceiro é o foguetório que pode acontecer durante a prova, afeta a concentração do estudante, que pode ser torcedor do Flamengo e do Atlético-MG, durante a prova”, complementou.
Os secretários de Educação dos estados tomaram a decisão de enviar a requisição na última quinta-feira (24/10), após o sorteio dos mandos de campo da final. Eles estão reunidos em Rio Branco (AC) para debater diferentes temas. Um deles foi a coincidência de datas do Enem com a Copa do Brasil.
É comum que se tenha jogos no mesmo dia em que ocorrem a disputa das provas, porém essa é a primeira vez que uma final de campeonato se choca com a prova.
Informações sobre as provas do Enem 2024:
3 de novembro
- Redação;
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); e
- 45 questões de ciências humanas.
10 de novembro
- 45 questões de matemática; e
- 45 questões de ciências da natureza.
Horários de aplicação (horário de Brasília)
- Os portões abrem às 12h e fecham às 13h;
- A prova começa às 13h30;
- Pode sair sem o caderno de questões a partir das 15h30;
- Pode sair da prova com o caderno de questões a partir das 18h;
- Aplicação da prova no 1º dia acaba às 19h; e
- Aplicação da prova no 2º dia acaba às 18h30.