A rede de academias Smart Fit continua expandindo sua atuação em Mato Grosso, reforçando a busca por modernidade, inclusão e melhoria na qualidade de vida da população. Atualmente, a capital Cuiabá conta com quatro unidades em funcionamento, enquanto Várzea Grande possui uma academia da rede. Recentemente, uma nova unidade foi inaugurada em Sorriso, e outras estão em fase de instalação em Cáceres e Primavera do Leste, ampliando o acesso da população a espaços projetados para bem-estar e saúde.
“Nosso foco é investir na melhoria da qualidade de vida dos mato-grossenses, oferecendo academias modernas e eficazes, que atendam as necessidades de diferentes públicos e contribuam para a saúde da população,” afirma Amir Maluf, franqueado da Smart Fit e um dos pioneiros em implantar redes de academias em Mato Grosso. Maluf também enfatiza que Cuiabá tem se consolidado como um importante roteiro de investimentos no universo fitness, destacando a crescente adesão da população a hábitos mais saudáveis.
A expansão da Smart Fit ocorre em um momento de atenção global à epidemia de obesidade. Um estudo publicado em 2024 na renomada revista The Lancet, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que mais de um bilhão de pessoas no mundo – o equivalente a uma em cada oito – vivem com obesidade.
No Brasil, a situação também é preocupante. Dados do monitoramento Vigitel 2023, realizado pelo Ministério da Saúde, mostram que 24,3% dos adultos brasileiros são obesos. Entre homens de 45 a 54 anos, o índice chega a 32,6%, ou seja, praticamente um a cada três. Entre as mulheres de 18 a 24 anos, a taxa mais baixa da pesquisa, 11,8%, ainda revela que uma a cada dez enfrenta esse problema.
Cuiabá ocupa um lugar de destaque negativo nesse cenário, figurando como a quarta capital brasileira com maior percentual de adultos obesos (27,2%), atrás apenas de Macapá (30,4%), Porto Alegre (28,3%) e Fortaleza (27,7%). Frente a essa realidade, a oferta de academias acessíveis e modernas é uma ferramenta essencial para o enfrentamento da obesidade e seus impactos na saúde da população.
“Com uma proposta de democratizar o acesso à atividade física, as unidades da Smart Fit são equipadas com tecnologias de ponta e espaços funcionais. Os alunos têm à disposição um mix de aulas diversificadas, programas personalizados e equipamentos modernos, o que torna a experiência mais atraente e eficaz. A expansão em Mato Grosso reflete o compromisso da rede em impactar positivamente a vida das pessoas de qualquer idade. O nosso investimento no setor vai além da infraestrutura, inclui à conscientização sobre a importância de uma rotina ativa e a prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo e à obesidade” define o empresário Amir Maluf.
Com novas unidades previstas para 2025, a Smart Fit segue consolidando sua posição como uma das maiores redes de academias da América Latina, impulsionando o setor fitness e contribuindo para um Mato Grosso mais saudável.