A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou cerimônia de entrega de certificados a 120 alunos dos cursos de manutenção de computadores, reparo de celulares e informática intermediária. O evento ocorreu, nesta segunda-feira (02), na sede da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá.
Os certificados foram entregues através de uma parceria da Seciteci, por meio do programa de recondicionamento de computadores (Recytec), com a Organização Não Governamental (ONG) Programando Futuro e o Governo Federal.
Durante a solenidade, os 120 alunos formados foram representados por um estudante de cada um dos cursos, sendo eles Davi Barros de Souza (informática intermediária), Pedro Henrique Ferreira Lima (reparo de celulares) e Vitória Martins Ferreira (manutenção de computadores e notebooks). Familiares também compareceram.
O secretário Allan Kardec afirmou que os cursos representam oportunidade de emprego e renda para jovens e adultos, além de ajudar na defesa do meio ambiente. Isso porque os computadores usados nas aulas são recondicionados a partir da coleta de lixo eletrônico realizada pelo Recytec.
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Brescancim, que representou a Seciteci na solenidade de entrega de certificados, ressaltou a importância dos cursos para criação de oportunidades. “Momentos como esses nos deixam felizes porque estamos cumprindo nossa missão de gerar trabalho e renda”, disse.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A coordenadora da ONG Programando o Futuro, Kelly Cristina dos Reis, apontou que, após o término do curso, os alunos ainda poderão, por um mês, usar o espaço, material e orientação técnica dos professores do Recytec para efetivamente trabalhar e ter renda.
Alexandre Monteiro, que participa da coordenação do programa, explicou que, além dos certificados dos alunos, também foram doados 370 computadores à entidades públicas e privadas do Estado. Os equipamentos foram recondicionados pelos alunos dos cursos através de doação de lixo eletrônico, que é reciclado ou tem destinação adequada após análise criteriosa.
A carga horária dos cursos do Recytec é de 60 horas. As inscrições são gratuitas e as informações pertinentes podem ser obtidas através do telefone: 65 9 9229 2675. Para se inscrever, é necessário ter mais de 14 anos de idade.