A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) doou 572 computadores recondicionados a entidades públicas e privadas ao longo de 2024 e realizou o descarte adequado de 168 toneladas de lixo eletrônico nos últimos 12 meses. A iniciativa reduz o impacto ambiental de novas tecnologias.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Do total de doação realizada pela Seciteci, 370 computadores foram entregues apenas nesta segunda-feira (02). A ação ocorreu através do programa de recondicionamento de equipamentos eletrônicos “Recytec”, da Seciteci, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro e o Governo Federal. Foram contempladas 16 instituições do Estado.
O secretário Allan Kardec ressaltou que qualquer instituição de interesse social pode solicitar, através de ofício, os computadores recondicionados. Para isso, deve informar estatuto (se houver), destinação e justificar a quantidade necessária de equipamentos.
“Esse programa é uma forma de reduzir o impacto no nosso meio ambiente e promover inclusão social através dos cursos de qualificação profissional que são realizados com o material reutilizado, além da doação de equipamentos a instituições que realizam um belo trabalho a sociedade”, completou Allan.
A coordenadora-geral do programa, Kelly Cristina dos Reis, explicou que as doações de lixo eletrônico são feitas por qualquer pessoa ou instituição diretamente ao Recytec.
O material passa por reparos e é usado para montagem de computadores que serão doados ou utilizados em cursos gratuitos na área de informática. As aulas são realizadas na Escola Técnica de Cuiabá (ETEc). O que não tem proveito é descartado adequadamente.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município de São José dos Quatro Marcos, foi uma das entidades que receberam computadores recondicionados em forma de doação.
A diretora da instituição, Isis Macedo de Oliveira, relatou que os computadores vão ajudar a desenvolver novas habilidades e formas de aprendizado dos alunos atendidos. “Essa é uma iniciativa muito importante para nós que somos do interior e precisamos de parcerias assim”, completou Isis.
O representante da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z05 de Barão de Melgaço, Domingos Antonio de Oliveira, explicou que os computadores recebidos irão auxiliar no atendimento de cerca de 1.600 sócios, que conseguirão regularizar aposentadorias e auxílios como o de maternidade e doença.
Também foram contempladas instituições como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Instituto de Arte Indígena Brasileira (XEPEI) e entre outros.
Desde 2022, o programa Recytec já doou 1.171 computadores e recolheu 306 toneladas de lixo eletrônico, como placas, ferro, toner, tubos, pilhas, objetos não ferrosos e rejeitos.
O Recytec recebe resíduos eletrônicos de pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas). Para isso, basta encaminhar o material até a sede do programa na ETEc de Cuiabá (localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, bairro Carumbé, em Cuiabá-MT), ou agendar pelo contato: 65 9 9229 2675. O material é recolhido ao longo de meses e, a partir daí, é agenda doação em solenidade pública.