26 de Dezembro de 2024

26 de Dezembro de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 12:11 - A | A

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 12h:11 - A | A

CHAVE DE OURO

Fechando 2024 com êxito, Mauro Mendes termina o ano com grande avanço na infraestrutura e educação Mato-grossense

Projeto de segurança publica e apoios educacionais são grandes destaques na gestão do Governador

Pablo Vicente da redação

O Governo do Estado de Mato Grosso termina o ano de 2024 de forma positiva, sendo um dos anos mais ativos da história recente do Estado. Frente aos desafios como infraestrutura, educação e segurança pública, o Governo intensificou o investimento em áreas estratégicas e colheu bons resultados que já começaram a influenciar a vida dos mato-grossenses. Com um discurso firme, Mauro Mendes conseguiu conciliar ações na infraestrutura do estado com projetos que reforçam a segurança pública e um funcionamento mais eficaz na administração da palavra pública, atos que demonstram uma gestão propositiva, externa para entregar solução.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Na educação, houve algumas manobras para solucionar gastos excessivos e manter uma educação eficiente, com o remanejo de estudantes de algumas unidades de ensino para outras escolas. Tal ato foi motivo de protestos, mas não ocorreu recuo no remanejo dos estudantes. Além disso, o ano de 2024 foi marcado pela valorização dos professores da rede estadual de ensino. Professores e demais profissionais receberam a Gratificação por Resultado (GR), bônus que liberam o esforço para alcançar as metas de qualidade na educação pública. A gratificação fortalece o vínculo do governo com o setor educacional, visto que esse pagamento estava previsto desde o início do mandato, e rebate as críticas sobre a defasagem salarial em anos anteriores. Além disso, Mendes destinou informações específicas para a melhoria das escolas, como a reforma de unidades localizadas em regiões de acesso e a aquisição de materiais pedagógicos, diminuindo a desigualdade na formação de alunos da capital e do interior do estado.

Em paralelo à educação, a segurança pública foi o grande foco da gestão Mendes no segundo semestre de 2024, com o programa “Tolerância Zero”, que ganhou destaque como uma das ações mais audaciosas do governo no combate ao crime organizado. O projeto trouxe uma postura rígida contra crimes de qualquer natureza, com ampliação de rondas ostensivas, reforço no treinamento das forças de segurança e o aumento da apreensão de entorpecentes. Com a implementação do projeto, o governo conseguiu aumentar o sentimento de segurança entre os cidadãos, especialmente em Cuiabá e Várzea Grande.

O programa “Tolerância Zero” também envolveu uma estratégia de inteligência, com investimento em tecnologia de monitoramento, que levou à apreensão de foragidos e dificultou a entrada de centenas de aparelhos celulares nas penitenciárias de Sinop e de outras unidades prisionais. Mauro Mendes defende o projeto com veemência, afirmando que a prisão “não é home office de bandido”, frase impactante dita durante a apresentação do projeto, e continua dizendo qual o verdadeiro papel do sistema prisional na sociedade: “Temos que ter em mente o papel fundamental dos presídios na sociedade, de maneira que isso assegure o cidadão e que não permita regalias", afirmou ele.

Ao mesmo tempo, o governo também consolidou avanços em infraestrutura. Investimentos em pavimentação, construção de pontes e melhorias nas estradas conectam o interior do estado aos grandes centros urbanos, o que favoreceu o aquecimento da produção e venda de produtos agrícolas, sendo esta uma das principais forças econômicas do estado. Como exemplo, podemos citar os municípios de Pontes e Lacerda, Conquista D'Oeste e Porto Esperidião, que juntos receberam mais de 62 milhões de reais em recursos destinados à pavimentação e construções estratégicas. Essas ações não apenas cumpriram uma atualização dos governos anteriores que precarizaram o avanço do interior do estado, mas também evidenciaram a capacidade de execução do governo, que chegou a enfrentar críticas sobre a demora para entregar projetos anteriormente.

Outro ponto que também se destacou foi a sanção do projeto de lei que suportou o combate à invasão de terras em Mato Grosso. A legislação, apresentando como um dos pilares da política fundiária estadual, institui punições severas aos invasores e proíbe que ocupantes ilegais recebam auxílio ou benefícios estatais. A medida foi amplamente reforçada pelo setor produtivo, especialmente em um estado onde a disputa por terras é amplamente discutida. “Essa lei vem ao encontro de todas as medidas que o Estado já vem tomando desde janeiro do ano passado, quando foi o primeiro estado do país a declaração de tolerância zero contra as invasões de terra”, afirmou o governador.

Junto ao governador, está Virginia Mendes, sua esposa há mais de 25 anos, responsável por questões relacionadas ao social, lidando com pessoas que discutem de maior contato e atenção por parte do governo. Recentemente, aconteceu o Casamento Abençoado, projeto coordenado pela Primeira Dama do estado. Através da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF), com execução direta da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), a Sra. Mendes realizou uma união de mais de 700 casais e um público com mais de 10 mil pessoas, entre familiares e amigos dos casais. Além do apoio ao matrimônio, Virgínia tem participado da entrega de casas por meio do programa SER Família Habitação. A Primeira Dama contou, em recente entrega, sobre as articulações feitas com o governador para viabilizar o subsídio de parte do valor pelo governo. “Quando apresentouio projeto do programa SER Família Habitação, modalidade Entrada Facilitada, expliquei ao governador Mauro Mendes que seria fundamental o estado viabilizar o subsídio, pois sabemos das dificuldades que as pessoas enfrentam. O presidente Wener Santos foi essencial neste processo e a parceria com a Caixa Econômica foi fundamental”, contou Virginia Mendes.

Além do apoio à Primeira Dama, Mauro contou também com o compromisso de secretários e de seu vice-governador Otaviano Pivetta, que auxiliou em diversas atuações. Com isso, o Governo fecha o ano com índices positivos, em uma gestão que conseguiu, ao mesmo tempo, ampliar serviços essenciais.

 

 
 

 

Comente esta notícia

image