Um novo nome integrará o time de deputados estaduais de Mato Grosso: Francisco Guarnieri de Lima, conhecido como Chico Guarnieri (PRD) assumirá o mandato a partir de 1º de janeiro de 2025, conforme publicado no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O parlamentar ocupará a cadeira que era de Claudio Ferreira (PL), eleito prefeito de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) nas últimas eleições municipais.
Chico Guarnieri tem 48 anos, é natural de Barra do Bugres (a 170 km de Cuiabá) e tem um forte passado político. Aos 20 anos, após eleito vereador foi o mais jovem presidente da Câmara Municipal do país. Foram dois mandatos no Executivo Municipal. Em 2016, disputou a prefeitura de Barra do Bugres, mas não foi eleito.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Empresário do ramo da construção civil e também produtor rural do ramo da pecuária, Chico voltou às urnas em 2022 e alcançou mais de 10.134 votos, sendo 6.302 em sua cidade natal. Com esses números, conquistou a primeira suplência do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Barra do Bugres colocou mais um nome na Assembleia Legislativa após 18 anos sem um deputado estadual natural da região.
Chico se compromete a trabalhar em prol de Mato Grosso, principalmente, à região Sudoeste. Inclusive, o parlamentar já adianta qual será a primeira pauta em seu mandato: a reabertura do Hospital Regional de Barra do Bugres.
“O nosso hospital foi fechado na época da pandemia, o governo do Estado tem feito muitos investimentos, é preciso reconhecer, mas é necessário que os atendimentos sejam retomados o quanto antes. Essa unidade hospitalar é referência na nossa região e vou trabalhar para que as portas sejam abertas à população o quanto antes”, reforça Chico.
Suplência
Em 2023, Chico assumiu a titularidade e esteve como deputado estadual por 30 dias. Nesse período aprovou uma emenda de sua autoria ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO - 1399/2023). A emenda 55/2023 prevê despesas para a pavimentação asfáltica de trechos das rodovias MT 247, MT 246 e MT 160, que ligam os municípios mato-grossenses de região sudoeste.
Também apresentou 11 projetos de lei, sendo dois já aprovados em primeira votação. São eles: o PL 1746/2023, que cria o Programa “Não Há Melhor Cura que a Prevenção”, no âmbito da rede de saúde pública do estado de Mato Grosso, visando fortalecer a rede de atenção primária à saúde; e o PL 1747/2023, que declara o evento “Marcha para Jesus” patrimônio cultural de natureza imaterial do estado de Mato Grosso.
Em outra proposta, Chico prevê a criação do Programa de Educação Financeira, destinado a oferecer capacitação em educação financeira e empreendedorismo às mulheres de baixa renda vítimas de violência doméstica. Conforme o deputado, o objetivo do programa é a conquista da independência financeira por essas mulheres.