A Secretaria de Saúde de Sinop realizou nesta segunda-feira (13), no Centro de Especialidades Médicas, uma roda de conversa em alusão ao Janeiro Branco, com o tema “Uma reflexão sobre a importância da saúde mental”. A ação de hoje, foi voltada para os profissinais das equipes multiprofissionais com o objetivo unir forças e ampliar ainda mais, o trabalho ofertado para a comunidade.
A coordenadora do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Vanderli Silva, destaca a importância dos cuidados em relação à saúde mental. “Estamos no mês de janeiro, como é de costume chamar atenção dos nossos pacientes em relação a saúde mental, sempre ressaltamos com os nossos pacientes a importância dos cuidados com a saúde de forma em geral. E hoje estamos aqui a pedido do nosso prefeito Roberto Dorner, para ressaltar através de palestras a relevância desse tema. Pois é de fundamental importância o cuidado com a nossa saúde mental, e o município oferece por meio de equipes multidisciplinar composto por médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, terapeutas, serviços pra cuidar da população nessa área. comentou”.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Nesse primeiro momento nós reunimos os profissionais da gestão, para abordar e conduzir os trabalhos na rede, comentou Emanuelle Teixeira Diretora da Média e Alta Complexidade, “Hoje nós estamos aqui com equipes de multiprofissionais e trabalhadores do CAPSi, CAPS, RAPS, e a equipe do Centro de Especialidades Médicas, pra juntos unirem forças para continuarmos ofertando bons trabalhos para a população.
O Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as necessidades relacionadas à saúde mental e tem o primeiro mês do ano como período de mobilização, pois é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano. A Prefeitura de Sinop tem investido em ações e serviços na área da saúde mental no município. Para o público adulto, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes foi reestruturado, elevado para nível 2 e reinaugurado em novo endereço, já para o público infantojuvenil (de 0 a 17 anos), o CAPSi Novo Amanhecer é responsável por prestar os atendimentos necessários, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além do Centro de Especialidades Médicas, ou, até mesmo, para alguma Unidade Básica de Saúde.