O sorriso estampado nos rostos de milhares de crianças marcou o encerramento da última edição do "Dia da Alegria", evento realizado no Parque Tia Nair, em Cuiabá, no dia 9 de dezembro. Foram mais de mil pessoas, entre crianças e pais, que estiveram uma manhã muito divertida. Organizado pela Associação Cuiabana Belas Artes (Acubá) e pelo Instituto Inova Brasil, o projeto é financiado por emenda parlamentar do deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) e tem apoio do deputado federal Emanuelzinho (MDB).
Na primeira edição, o projeto atendeu o bairro Residencial Nico Baracat 1, 2 e 3. Já a segunda edição do Dia de Alegria foi realizada no bairro Despraiado. A diversão também chegou aos moradores do bairro Coophamil e, por fim, no Parque Tia Nair, numa grande e bonita festa ao levar diversão gratuita a famílias carentes. No total, o projeto social Dia de Alegria atendeu mais de cinco mil pessoas, entre crianças, adolescentes, pais e familiares.
Além de brinquedos do parque de diversões, as crianças puderam aproveitar a distribuição de pipoca, algodão-doce, picolé, refrigerante e água, transformando o dia em um verdadeiro presente de Natal antecipado.
O deputado estadual Carlos Avallone destacou a importância do projeto como um espaço de alegria e união em tempos difíceis. Para ele, o Dia da Alegria é um exemplo de como a política pode promover o bem-estar social, especialmente para as famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
“Sinceramente, olhar os olhos dessas crianças brilhando e o sorriso dos pais e avós é muito gratificante. Estamos passando por momentos difíceis, com muito ódio na sociedade, e isso nos faz perceber a importância de proporcionar momentos como este. Já estamos planejando expandir para mais bairros no ano que vem e até levar o projeto para Várzea Grande e a Baixada Cuiabana”.
A vereadora eleita Maria Avalone ressaltou a necessidade de políticas públicas que contemplem o lazer como parte do desenvolvimento social e da saúde mental. "É um dia incrível, que promove saúde mental e felicidade para essas crianças e suas famílias. Muitos não têm acesso a brinquedos como esses, que em parques são muito caros. Para mim, dar a oportunidade de brincar é o maior presente de Natal que podemos oferecer", destacou Maria, emocionada.
A presidente da Acubá, Zilda Barradas, enfatizou a relevância de iniciativas como o "Dia da Alegria" para as comunidades carentes. "Trabalhamos com crianças e adolescentes, e esse público é muito receptivo ao que propomos. Eventos como este são transformadores. Agradeço a todos os parceiros por nos ajudar a proporcionar momentos tão especiais", declarou.
Moradora do bairro Sol Nascente, Daniele Barbosa, de 17 anos, acompanhou o evento e relatou a experiência positiva. "Ficamos sabendo pela televisão e viemos com as crianças. Foi muito bom, eles se divertiram bastante. Vamos ficar atentos para participar de novo", disse Daniele, acompanhada de seu tio, Luiz Augusto.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O diretor-executivo do Instituto Inova Brasil, Edilson Proença, disse que o projeto social Dia da Alegria é um agente transformador e espera que o projeto possa ser ampliado em 2025. “Ver a alegria nos rostos das crianças e o envolvimento de suas famílias é algo que nos motiva a continuar trabalhando para ampliar o alcance do Dia da Alegria. Este projeto não é apenas um evento, mas uma forma de oferecer momentos de diversão e esperança para quem mais precisa. Graças à união de esforços da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), da Assembleia Legislativa, da Cufa e da Acubá, conseguimos transformar um simples dia em um verdadeiro presente de Natal antecipado para milhares de crianças. Nosso objetivo agora é crescer ainda mais e levar essa experiência a outras comunidades no próximo ano”.
Dia da Alegria
O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Central Única das Favelas (Cufa-MT) e do projeto social Família do Bem.