26 de Dezembro de 2024

26 de Dezembro de 2024

GERAL Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024, 16:38 - A | A

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2024, 16h:38 - A | A

DIAGNÓSTICO PRECOCE

AACCMT participa de workshop realizado pelo Instituto Ronald McDonald no Rio de Janeiro

Redação

A equipe de coordenação técnica e científica da Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACCMT) participou do Workshop “Diagnóstico Precoce”, promovido pelo Instituto Ronald McDonald, no Rio de Janeiro.

O evento reúne nesta sexta e sábado (30), profissionais e organizações de todo o Brasil que conduzem o programa em suas regiões e tem como objetivo compartilhar conhecimentos e boas práticas no apoio a crianças e adolescentes em tratamento oncológico, além de promover a troca de experiências entre as entidades envolvidas.

Durante o workshop, a equipe da AACCMT teve a oportunidade de participar de palestras e atividades práticas sobre temas relevantes, como estratégias de acolhimento, suporte psicológico, e as novas abordagens no atendimento às famílias de crianças com câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A doença é a que mais acomete o público de 1 a 19 anos. O número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil pelo Instituto, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 mil registros.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A participação no evento é parte do compromisso da AACCMT em oferecer apoio contínuo e de qualidade aos pacientes e suas famílias, além de fortalecer a rede de suporte que contribui para a recuperação e o bem-estar das crianças em tratamento.

“O aprendizado adquirido será fundamental para a melhoria dos nossos serviços e para garantir que as crianças e suas famílias recebam o melhor atendimento possível em Mato Grosso”, afirmou a gestora Executiva DI da AACCMT, Perolina Cézar.

No estado, o programa teve duas edições realizadas na Universidade de Várzea Grande (Univag), para as turmas de medicina e enfermagem nos meses de agosto e outubro deste ano. O programa já treinou mais de 30 mil profissionais no Brasil e este treinamento contou com a colaboração do coordenador científico do projeto, Dr. Wolney Taques, que também acompanhou o Workshop no Rio de Janeiro.

Sobre a AACCMT

A instituição hospeda gratuitamente crianças com câncer e um acompanhante. Entre os atendidos, estão assistidos que residem no interior de Mato Grosso, em outros Estados, de área indígena e de outros países que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. Conforme último levantamento da diretoria, em 25 anos a AACCMT acompanhou 794 assistidos e 19.114 atendimentos.

Doações

Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários e funcionários são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800

Comente esta notícia

image