27 de Dezembro de 2024

27 de Dezembro de 2024

GERAL Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 11:53 - A | A

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 11h:53 - A | A

“SEJA VOCÊ NOEL”

Cartas que transformam: Campanha dos Correios realiza sonhos de crianças em Mato Grosso há 35 anos

Projeto conecta desejos escritos ao Papai Noel, por menores em situação de vulnerabilidade, até voluntários, que adotam os pedidos e entregam os presentes, levando esperança para todo o país

Yasmin Yegros da redação

A campanha Papai Noel dos Correios foi lançada no estado mato-grossense durante a chegada do Bom Velhinho na Escola Municipal Antônio Joaquim de Arruda, em Várzea Grande, com a adoção de cerca de 300 cartinhas de alunos da unidade. A iniciativa tem como objetivo realizar os sonhos de Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social, atendendo estudantes da rede pública de ensino, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e menores acolhidos por instituições parceiras, como creches e abrigos de até 10 anos.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O projeto, que celebra 35 anos em 2024, abrange todo o país mas, depende de padrinhos e madrinhas, que podem adotar as cartas enviadas pelos pequenos, disponíveis de forma presencial nas agências dos Correios ou online, no site oficial da campanha. Os participantes escolhem uma carta, providenciam o presente e o entregam, devidamente embrulhado, nos pontos de coleta indicados, até o final do prazo no último dia do ano.

Criada originalmente pelos funcionários da empresa de entregas que começaram a atender aos pedidos de cartas cheias de sonhos e desenhos, criaram a ideia para o Papai Noel dos Correios, uma das iniciativas mais populares do Brasil. A ação cresceu e passou a envolver tanto a sociedade quanto alunos de escolas públicas, que desde 2010 também podem enviar solicitações. 

O objetivo da campanha é incentivar as crianças a desenvolverem habilidades de escrita, estimular o aprendizado e as emoções. Para tornar realidade, a atividade conta com padrinhos e madrinhas que, voluntariamente, ajudam a levar alegria no Natal. Qualquer pessoa pode participar e contribuir, a ideia é estimular o progresso cognitivo infantil, além da empatia nos adultos. 

Após tornar-se símbolo de solidariedade natalina, em 2023 atingiu um marco histórico ao atender 100% dos envelopes enviados, beneficiando 270 mil crianças brasileiras 7 mil em nível regional. Em 2024, a ação ganha reforço com uma parceria especial junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite a participação daqueles que estão em unidades de acolhimento assistidas pelos Tribunais de Justiça nas capitais.

Para integrar a lista, os responsáveis podem enviar as cartas presencialmente nas agências dos Correios ou pelo site, onde é necessário fotografar o pedido, cadastrar a imagem e preencher um formulário, até o dia 31 de novembro.

Os interessados devem ficar atentos às datas, já que a adoção pode ser feita até 20 de dezembro e a entrega dos presentes deve ocorrer até 31 do mesmo mês. A campanha continua a transformar o Natal de milhares de crianças, reforçando a solidariedade e o espírito natalino em todo o país.

Maria Clara Derkoski, graduanda do curso de psicologia aos 23 anos, conheceu o projeto através da irmã e garante que participarão novamente este ano, em que a expectativa para Cuiabá é atender 10 mil infantes.

Conta que pegaram várias cartas e tentaram contemplar o máximo possível, mas com a ideia de mandar kits, com acompanhamentos do solicitado.“Acriança pedia um creme de cabelo e uma presilha. Tentamos complementar o kit colocando outros itens, uma maquiagem, escova de dente, shampoo, condicionador, glitter, batom, outras coisas relacionadas”.

Além disso, algo sensível feito pelas irmãs, foi entenderem que os pedidos precisam do lado lúdico, afinal as crianças devem brincar. “Muitas pediam roupa, itens de higiene, ou coisas para os irmãos. Tentamos realizar especificamente o que estava na carta, mas colocamos um jogo ou um brinquedo em todos os embrulhos entregues”.

No vídeo postado em uma rede social com quase 10 mil visualizações, Maria transmite um incentivo para as pessoas adotarem uma carta, através da montagem dos kits de presente, preparados por ela e sua irmã. Demonstra também, que os itens são variados, de “sabonte até uma bicicleta”, o que caberia em todos os bolsos. 

O pedido mais marcante e um verdadeiro “tapa na cara”, segundo a estudante, teria sido de uma garotinha de cabelos cacheados que desejava shampoo e condicionador. O espanto veio pela necessidade de algo básico, “não como se fosse novidade, mas foi difícil ler as cartas e ver que o presente das crianças seriam coisas que deveriam já ser asseguradas para elas no desenvolvimento na infância”, relembra.

 

Adoção On-line

blognoel.correios.com.br 

 

Clique em “adotar agora”

Escolha a cartinha que quer adotar

Prepare o presente, embrulhe e cole a etiqueta

Entregue em um ponto de coleta de sua preferência (é indicado pelo blog)

 

Envio de carta On-line

blognoel.correios.com.br

 

Tire uma foto da cartinha de maneira que o Papai Noel consiga ler e entender qual é o pedido.

Depois basta clicar no botão "Cadastrar Carta", preencher corretamente o formulário e enviar.

 

Adoção e envio presencial

Agência dos Correios mais próxima (a estatal envia para a criança)

 

Comente esta notícia

image