02 de Janeiro de 2025

02 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 16:08 - A | A

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 16h:08 - A | A

AO ENSINO MÉDIO

Botelho defende criação do Projeto Profissão Jovem nas escolas

Eduardo Botelho, que também é professor, propõe atividade extracurricular com orientação vocacional.

Redação

Orientar sobre a escolha da profissão e preparar os jovens estudantes para o mercado de trabalho. São os desafios previstos no Projeto de Lei 1584/24, que cria na rede estadual de ensino o Projeto Profissão Jovem, destinado aos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

De autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), o projeto tramita na Casa de Leis e aguarda o parecer da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.

“Existe uma carência educacional na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Nosso projeto é ajudar na escolha correta da profissão”, disse Botelho. Se aprovado, os estudantes terão atividade extracurricular, de caráter obrigatório, preparado por professores da área de Psicologia, com experiência em orientação vocacional.

Para Botelho, que é professor, a iniciativa abre portas para a escolha profissional coerente de acordo com o perfil de cada aluno. Pois existem diferentes possibilidades no mercado. Ainda segundo o deputado, os exercícios pedagógicos abordam as dificuldades e facilidades de cada profissão, bem como o valor das profissões no mercado de trabalho, como média salarial e perspectivas da carreira. Além de apoiá-los na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“Grande parte dos jovens, ao concluir o Ensino Médio, não tem noção clara sobre as possibilidades da carreira profissional, demandas de mercado e dificuldades que podem enfrentar no exercício profissional. Isso contribui para altos índices de desistência nos cursos superiores ou a insatisfação profissional ao longo da vida, que poderiam ser evitadas por meio da escolha profissional correta”, diz trecho da proposta.

A estudante L.F.M quer desenvolver atividades pedagógicas que favoreçam na hora da escolha profissional. “Muito boa essa iniciativa para ajudar os estudantes da rede pública a terem acesso a orientação pedagógica, nessa fase tão importante da nossa vida, que é a escolha do curso que nos levará ao mercado de trabalho, aumentando as chances de ter o sucesso profissional”, comemora a aluna.

Comente esta notícia

image