18 de Setembro de 2024

18 de Setembro de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 16:33 - A | A

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 16h:33 - A | A

ELEIÇÃO MUNICIPAL

Candidata a câmara dos vereadores por Cuiabá, Carla Fahima destaca a causa animal e a inclusão LGBTQIA+ em sua campanha

Mostrando a importância da inclusão da causa animal nos debates, a advogada pretende representar causas invisíveis na câmara dos vereadores

Pablo Vicente da Redação

Advogada, estudante de medicina veterinária e ativista da causa animal, Carla Fahima de 29 anos inicia sua caminhada na política partidária concorrendo ao cargo de vereadora pela cidade de Cuiabá, destacando em sua campanha a defesa das causas animais e a inclusão de políticas públicas para a comunidade Queer. Fundadora do LUNAAR, ONG que acolhe e cuida de animais em situação de abandono, a advogada busca trazer para o centro de debate político, temas que, segundo ela, tem recebido pouca atenção das autoridades municipais.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Carla relata que a decisão de concorrer ao cargo veio após anos trabalhando pela ONG LUNAAR, voltada para o resgate de animais nas ruas, a falta de atenção do poder público à causa animal é o que motivou sua candidatura “Depois de muitas conversas com os colaboradores da ONG, decidi colocar meu nome a disposição da sociedade para ser a voz da causa animal na Câmara Municipal de Cuiabá”.

Lutando pelas causas animais há mais de 7 anos, a ativista enfatiza que a luta é a sua principal bandeira. “Eu, como advogada, estudante de medicina veterinária, e ativista da causa animal, afirmo que esta é a minha principal bandeira no meu mandato”.

Recentemente a Câmara Municipal rejeitou o veto da prefeitura e instituiu a lei que propõe o sepultamento de animais domésticos em jazigos dos cemitérios públicos da capital. A advogada destaca o recente avanço, mas não reconhece que é suficiente. “A causa animal ainda é vista com pouca voz. Apesar de avanços, ainda temos muito a conquista”.

A gestão da cidade é uma questão que ganhou repercussão nacional por conta das diversas operações contra o atual prefeito, Emanuel Pinheiro. Carla critica duramente a gestão municipal que prometeu, mas não entregou, um hospital veterinário público. “Este hospital foi prometido para ser construído até 2022, depois até 2023, e hoje, se você for lá, não tem nada. A gestão, infelizmente, ficou só nas promessas, não só em relação à causa animal, mas em saúde, educação e segurança”.

Somente 4 dos 437 candidatos à câmara, registraram no TSE orientação sexual diferente da heterossexual, sendo dois homens gays e duas mulheres lésbicas, segundo o MidiaNews. Carla, que se identifica como mulher lésbica também defende que a câmara precisa de uma maior representatividade. "É muito importante que levemos esse debate para a Câmara. Precisamos criar leis que realmente apoiem a comunidade LGBTQIA+, porque hoje, em Cuiabá, existem poucos projetos e nenhum sobre homofobia. Não é só sobre criar dias comemorativos, mas sim propostas concretas que apoiem a comunidade".

Carla também destacou a educação como um dos pilares de sua campanha, acreditando que investir na educação desde as séries iniciais são o caminho para mudar a realidade da cidade. "Se conseguirmos mexer e mudar a educação na base, já estaremos avançando para as outras mudanças que Cuiabá necessita. Queremos ir às escolas e conversar com a comunidade jovem, porque eles são o poder da mudança."

 

Comente esta notícia

image