18 de Setembro de 2024

18 de Setembro de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 15:09 - A | A

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 15h:09 - A | A

EM BUSCA DA MUDANÇA

Candidato mais novo do partido Podemos promete representar mulher e jovens na câmara dos vereadores

Nesta sua primeira eleição, o candidato já vem saindo nas pesquisas realizadas pelos sites de comunicação, atingindo a marca de 0,1% de votos.

Ana Carolina da Redação

Nascido e criado em Cuiabá, Guilherme Oliveira, 23 anos, é formado em Gestão Pública e atualmente é o candidato mais novo do partido Podemos (PODE). Durante o processo de registro das candidaturas, afirma que houve uma resistência da equipe, devido a sua idade, mas que lutaram até o final para conseguirem a oportunidade.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O jovem comenta que está vivendo uma experiência motivacional, através do apoio dos moradores da região e com o objetivo de trazer soluções para a sociedade. Guilherme conta, que optou por entrar para o mundo político pela influência familiar, especificamente do seu avô, que há alguns anos, foi candidato a prefeito de Chapada dos Guimarães e consequentemente, acabou desaparecendo. Devido ao fato, a família decidiu não participar mais e isso foi uma grande motivação.

Além da inspiração de seu avô, o candidato relata que sempre cresceu em uma realidade com dificuldades e por essa razão, passou a querer mudanças efetivas para os jovens e através do convite do Presidente Estadual do Podemos e Ex-Deputado Federal de Mato Grosso, Ulysses Moraes não pensou duas vezes.

“Cresci com ônibus lotado, policlínica super lotada e muitas vezes voltávamos para casa, sem atendimento. Nosso bairro sem área de lazer e diversos amigos entrando para o mundo do crime, por não terem oportunidades e quando comecei a enxergar tudo isso, minha mente mudou”, relata Guilherme.

Nesta sua primeira eleição, possui o apoio de diversos parlamentares do estado de Brasília, que fazem parte do partido que representa e que a escolha partidária surgiu, depois de ver a qualificação do Podemos e a bandeira que carrega. Atualmente a Presidente Nacional, Renata Abreu, busca incentivar a participação dos jovens na política.

Em sua campanha, será trabalhada a bandeira de fornecer cursos profissionalizantes e acesso às informações corretas para os jovens de baixa renda. Um dos pontos mais urgentes que vem observando e recebendo de reclamações dos próprios moradores, é a falta de estrutura nos bairros, onde alguns não possuem centros comunitários para a realização de atividades livres e gratuitas. O intuito é garantir o acesso a cursos de maquiagem, empreendedorismo, educação financeira, designer gráfico e entre outros, através de uma parceria com as igrejas.

“Tive uma realidade diferente da maioria dos jovens ao procurar o seu primeiro emprego. Não tive a oportunidade de fazer diversos cursos profissionalizantes e garantir uma boa vaga aos 18 anos. Enfrentei a situação de concorrer com jovens mais qualificados que eu e pude enxergar, que nem todos têm esse acesso! Com isso, quero trabalhar e ofertar para esses jovens uma realidade diferente e uma oportunidade de conseguir ótimos empregos. Acredito que não ajudaremos somente os jovens e sim toda a população”, explica para a nossa equipe.

Outro projeto que pretende trabalhar será a defesa das mulheres que sofrem de violência domestica, através do passe gratuito, para que possam ter a chance de chegar até uma base policial ou unidade de segurança; garantir uma porcentagem de vagas nas creches para as mães poderem trabalhar e sair da dependência do agressor e a criação de selo nas empresas, visando garantir uma porcentagem de vagas de emprego.

“As vagas nas creches surgiu após ver mulheres sofrendo e não conseguirem sair da dependência do agressor, por ter filho e não possuir uma rede de apoio. Muitas conseguem o emprego, não são 100% dependentes, mas não conseguem a vaga. Pensando na maioria, que são dependentes financeiramente quero criar um selo dentro das empresas, buscando garantir uma porcentagem das vagas para mulheres que sofrem de violência domestica”, relata.

Desde novo busca se inteirar dos assuntos políticos e seus interesses foram aumentando, nos últimos oito anos, após ver uma política que não funcionava. Diante da sua vivência e necessidade, Guilherme afirma que a última gestão do atual prefeito, Emanuel Pinheiro, tenha se perdido nesse período, pelo fato de não possuir autonomias nas secretarias por dever, favores. Para o cidadão, o retrato desta gestão será “Emanuel Pinheiro, o prefeito que se perdeu!”Nestas eleições, irá apoiar o candidato a prefeito Eduardo Botelho (União Brasil), por acreditar em seus projetos e objetivos para Cuiabá.

Comente esta notícia

image