Rafael Silva do Amaral, carinhosamente conhecido nas redes sociais como “marido da ixpia”, já que a esposa possui grande visibilidade dentro e fora do estado, com o canal “Ixpia Dica”, onde os dois demonstram lugares, cultura e culinária mato-grossense de forma descontraída para o conhecimento do público geral.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Aos 35 anos, o cuiabano de tchapa e cruz, surpreendeu os mais de 224 mil seguidores ao publicar sua primeira disputa ao cargo de vereador por Cuiabá, pelo partido Cidadania, com o nome “Rafael Ixpio”. Garante que graças à forma leve com que divulgaram a situação, diferente do ataque esperado ao entrar na política, recebeu grande apoio, “o Ixpia Dica tem uma característica forte de criatividade, então esse é o ponto que vamos lutar em Cuiabá, para você recuperar a cidade precisa ter essa inovação, que já temos em essência, então trouxemos uma campanha diferente, descontraída e que a população está abraçando”, relata.
A filiação deu-se pela liberdade de posições dentro do partido desde da escolha do executivo e também pela afinidade com a ideologia centralizada, não tendendo os extremismos para nenhum lado. Formado em direito, exerce funções como servidor público na Câmara Municipal de Cuiabá, há quase dez anos, foi motivado ao notar a insatisfação com o Legislativo Cuiabano, que não tem atuado para a população, segundo Ixpio.
Outro fator, em razão do contato com o público engajado da página, participa de vários eventos empresariais e sentiu da população esse manifesto, “sabendo que eu trabalho na Câmara, reclamam muito que não tomam uma atitude, uma posição, vi esse problema em relação à comunidade, principalmente aos empresários que estão passando por uma situação difícil tanto com o executivo quanto o legislativo”.
Decidiu ampliar este trabalho virtual de prestação de serviço há sete anos, pois, mesmo fora da política cuiabana diretamente, sempre gostou da atividade na área, por isso, a necessidade de uma mudança na cidade. Agora, iniciará a fase de apresentar propostas à população, apesar dos vídeos de lançamento, com mais de 100 mil visualizações e interações, não está fazendo uma campanha apenas na internet, mas no boca a boca, visitando várias casas em todos os bairros de Cuiabá, para aqueles que estão de portas abertas.
Apareceu nas pesquisas de popularidade para voto, mesmo sem realizar pré-campanha, apenas agrupando familiares e amigos, “porque meu nome é limpo, sou advogado, servidor, nunca tive amarras, não tenho apadrinhamento político”, comenta sobre a indicação após o vídeo viral e lançamento da candidatura.
Sobre a principal bandeira de defesa, considera a promoção do bem-estar da família e o incentivo ao esporte como essenciais. Deseja realizar um projeto de parceria público-privada, onde uma empresa pode adotar um campo, estando autorizado a usarem publicidade, "não posso falar em redução de impostos nesse momento porque não é uma competência de vereança, mas há alguns outros incentivos para essa empresa estar apoiando as crianças", retifica.
Propõe trazer de volta as escolinhas de futebol para os bairros, algo importante para recuperar jovens da marginalidade. Um exemplo do clube de futebol americano, Cuiabá Arsenal, que está participando ativamente da campanha, possui jogadores que enxergaram uma nova oportunidade, “acredito muito em recuperar as crianças, que estão entrando para o mundo do crime mais cedo, com 9, 10 anos e 12 anos que ele continue firme, com os projetos que já tinham uma certa ampliação antigamente, como o Bom de Bola, Bom de Escola, todos esses projetos precisam retomar e são todas propostas bem possíveis".
Além disso, por ser um pai atípico, preza pelo acolhimento dessas estruturas familiares, através de um projeto onde haja um espaço de convivência e trabalho para esses genitores em tempo ocioso, “quando os pais descobrem que o espectro autista, em muitos casos, há separação, levo minha filha na terapia, muitas mães vinham me falar, que o marido se afastou, então, uma das nossas propostas não é focar só na criança, mas promover terapias para os casais para que a família estruturada possa dar continuidade ao tratamento do filho, de uma forma mais efetiva”.
Entende que esse momento de espera, nos atendimentos das crianças, poderiam servir para o Estado promover um espaço onde pais e mães serem ouvidos e terem um tratamento adequado também, “vou lutar e brigar junto ao prefeito, trazer a casa do autista para cá, assim como está saindo em Sinop, creio nesse projeto, porque Cuiabá não tem tratamento público de qualidade, fiz uma visita recente em VG tem mais capacidade hoje nesse quesito”.
Outro ponto importante é o que ele chama de Cuiabá Reativa, para os centros comunitários, local relevante para a população, tanto no aspecto social, de lazer, cultural e de qualificação profissional, “hoje, a maioria que tenho visitado, no Imperial, Tijucal, Jardim Araçá, na Lixeira, Areão, no Pico do Amor, todos os centros estão abandonados”. Relata que possui uma pessoa auxiliando nesta campanha, que era professor de dança para idosos, mas não conseguem mais um espaço para a atividade, outras que fizeram aniversário e até mesmo velórios de entes queridos.
Sobre o atual cenário político, o servidor público, que atua nos bastidores, fez uma análise, destacando que um vereador "não pode ser oposição por oposição, nem mesmo ser conivente", as operações envolvendo o gestor são responsabilidades também daqueles que falharam na fiscalização, "ou já teria sido barrado". A polêmica surge, segundo ele, quando se menciona o famoso "buraco em Cuiabá", o legislativo apenas entra em contato com o executivo, próximo das eleições e providenciam um recapeamento simples. Já os da oposição, "acabam só filmando o buraco e reclamando, mas não pegam em si o contrato, no portal de transparência da prefeitura", o órgão, possui esses documentos de pavimentação, mas é papel do vereador supervisionar o cumprimento.
Critica a atuação do legislativo, afirmando que a falta de vigilância adequada é um problema, inclusive para os opositores, que falham na forma de denúncia, "não é só postar e falar", frisa, é fundamental ter "conhecimento e coragem" para atuar, o primeiro é necessário para ler e entender os contratos, e o segundo, para expor o nome e fazer as manifestações aos órgãos corretos de controle, caso contrário, "elas ficam vazias e o judiciário acaba, muitas vezes, não conseguindo retomar uma decisão".
Em relação ao partido ao qual é filiado, Rafael afirma que, embora esteja alinhado com o prefeito Botelho, segue uma campanha própria. "Foi um acordo que fiz com o mesmo, uma questão de fidelidade partidária, venho em uma campanha bem independente, para entrar sem amarras políticas, com liberdade". O compromisso com a independência política se destaca em meio aos desafios locais, trazendo a promessa de uma nova era ativa e responsável.
Destaca a importância de ter pessoas independentes e sérias como representantes, alerta que "aqueles que estão gastando milhões, a conta vai chegar e a população vai pagar". Portanto, a cidade precisa de políticos "com independência e seriedade, já que honestidade não deveria nem ser requisito", mas sim conhecimento, criatividade, coragem e eficiência. A mudança necessária passa por "pessoas comprometidas com os cuiabanos", conclui.