15 de Janeiro de 2025

15 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Terça-feira, 13 de Agosto de 2024, 10:13 - A | A

Terça-feira, 13 de Agosto de 2024, 10h:13 - A | A

JUSTO

Justiça Eleitoral nega ação e isenta Flávia Moretti de propaganda antecipada

Partidos de esquerda questionaram homenagem de candidata a prefeita às mulheres

Redação

Em uma decisão proferida na última sexta-feira (8), a 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande rejeitou a representação por propaganda eleitoral antecipada movida pela Federação Brasil da Esperança (PV/PT/PCdoB) contra a candidata a prefeita Flávia Moretti (PL).

No processo, que tramita no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER/MT), a Federação, que é comandada pelo PT, questionou a instalação de outdoors onde Flávia Moretti parabenizavam as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Apesar da Federação alegar promoção pessoal, o juiz titular da 49ª Zona Eleitoral, Wladys Roberto Freire do Amaral, concluiu que a mensagem exibida nos outdoors não continha qualquer referência direta à candidatura da advogada ou a aspectos eleitorais.

A representação alegava que a instalação dos outdoors visava promover a pré-candidata de maneira indevida. Contudo, a defesa de Flávia argumentou que os materiais publicitários simplesmente comemoravam uma data simbólica, sem alusão explícita à candidatura ou à campanha eleitoral. A decisão enfatizou que a publicidade veiculada era uma forma legítima de expressão, não configurando propaganda antecipada, pois não apresentava conteúdo eleitoral direto ou indireto.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O juiz Wladys do Amaral destacou que, de acordo com a legislação e a jurisprudência, a propaganda eleitoral antecipada é caracterizada por mensagens que contenham pedido explícito de votos ou promoção de qualidades pessoais com a intenção de influenciar o eleitorado. No caso em questão, os outdoors da candidata a prefeita de Várzea Grande exibiam apenas uma mensagem de felicitações, sem qualquer menção a plataformas de campanha ou pedidos de apoio.

Com a sentença, a representação foi julgada improcedente e, de acordo com a decisão, não há imposição de custas ou verba honorária.

A candidata a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, comemorou a decisão e disse que a intenção dos outdoors foi homenagear todas as mulheres várzea-grandenses pelo seu dia.

“Fizemos uma homenagem respeitando a legislação e com parecer da assessoria jurídica do nosso partido. Como mulher, atuante em defesa dos direitos da família, não poderia deixar passar uma data tão significativa para toda a sociedade”, disse Flávia, que é candidata com apoio do ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é presidente nacional do PL Mulher e uma das principais incentivadoras da participação feminina na política.

Comente esta notícia

image