A portaria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) autorizando o atendimento por demanda espontânea não altera o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tampouco encerrou o sistema de agendamento prévio dos pacientes. Na quinta-feira (9), o prefeito Abilio Brunini se reuniu com a secretária Municipal de Saúde, dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio e representantes da saúde para detalhar o teor do documento.
Participaram da reunião os presidentes do CRM (Conselho Regional de Medicina), Diogo Leite Sampaio; da Associação Médica de Mato Grosso, Anderson Abreu Cunha e do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Adeildo Martins de Lucena Filho. Também participou a Secretária Municipal de Saúde.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
"As regras atuais não foram anuladas. O atendimento por agendamento permanece, assim como os procedimentos de rotina, como medição de glicose e acompanhamento de pacientes diabéticos. Cada unidade tem o seu regime de atendimento. Então, se o médico precisar sair às 17h, é porque o horário de funcionamento daquela unidade estabeleceu como funcionamento final às 17h. E daí você pode procurar outro local de atendimento. Nós não mudamos o regime de funcionamento de nenhuma das unidades de Cuiabá. Nós só estamos pedindo para que todas as unidades atendam a demanda espontânea que são cabíveis naquela unidade”, explicou o prefeito, em vídeo publicado nas redes sociais.
O prefeito afirma que a portaria não introduziu nenhuma inovação no sistema de saúde pública. Isso porque o atendimento espontâneo em Unidades Básicas de Saúde (UBs) já é autorizado pelo Ministério da Saúde.
“Queremos apenas garantir que o paciente saiba que será acolhido, respeitando os limites de funcionamento de cada unidade”, destaca.
Pelas regras do Governo Federal, o atendimento espontâneo é aquele que não está programado, que pode ser uma informação, agendamento de consultas, urgência ou emergência.
O acolhimento à demanda espontânea deve ser feito com equidade e qualidade, e não se deve restringir a uma triagem para atendimento médico. Apenas reforça que pacientes com sintomas agudos poderão procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima, sem agendamento, para serem encaixados nos horários disponíveis.
Reforçando seu compromisso de garantir o bem-estar social, o prefeito Abilio Brunini pede ao povo cuiabano que mantenha respeito com todos os profissionais da saúde.
"Não existe a saúde sem médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem. Respeite o profissional de saúde, respeite o médico, respeite todos aqueles servidores daquela unidade de saúde . Eu sei que você às vezes chega lá com dor, com muito sofrimento e estressado, mas, olha, também respeite os profissionais que estão trabalhando nas unidades de saúde", concluiu.