16 de Setembro de 2024

16 de Setembro de 2024

SAÚDE Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024, 13:00 - A | A

Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024, 13h:00 - A | A

SETEMBRO AMARELO

Amizades têm o potencial de promover o bem-estar mental e físico, destaca psicóloga

Redação

Possuir boas amizades pode gerar um impacto significativo na saúde mental e física das pessoas. Um círculo de amizade desempenha um papel fundamental no bem-estar de cada indivíduo, influenciando positivamente a qualidade de vida e a capacidade de enfrentar desafios, por exemplo. 

Um dos principais aspectos, de acordo com a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Jaqueline Rocha, é o suporte emocional que as amizades verdadeiras podem oferecer.

Ter alguém para compartilhar as alegrias e as tristezas, ouvir e ser ouvido, acaba criando uma rede de apoio que pode reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo na prevenção de transtornos de humor como, por exemplo, a depressão. A socialização é outro ponto crucial apontado pela especialista.

“Ter um grupo de amigos promove encontros sociais vantajosos que contribuem para o crescimento da autoestima. Indivíduos que habitualmente desfrutam da companhia de seus colegas, normalmente vivenciam maior alegria e satisfação, estando também mais confiantes para encarar os desafios cotidianos, tanto físicos quanto mentais”, comenta.

Além disso, as amizades verdadeiras também têm impactos fisiológicos, como a liberação de hormônios associados ao prazer e à felicidade, como a ocitocina. Essa substância está relacionada à redução do estresse e à promoção do bem-estar geral.  

A psicóloga também enfatiza que o convívio social através das amizades pode ser uma proteção contra a solidão, que é um fator de risco para o desenvolvimento de problemas emocionais e de saúde mental.  

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“As interações sociais que construímos exercem um papel fundamental em nossa condição de bem-estar. Vínculos de amizade proveitosos possuem a capacidade de reforçar nossa habilidade de enfrentar sentimentos desfavoráveis e nos proporcionar uma sensação de pertencimento. Ter alguém em quem depositar confiança durante momentos difíceis pode gerar um efeito bastante positivo”, finaliza a docente.

Setembro Amarelo:

é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, realizada anualmente no Brasil durante o mês de setembro. Iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha busca sensibilizar e informar a população sobre a importância de se discutir o tema do suicídio, que muitas vezes é considerado um tabu.

O objetivo principal é reduzir o estigma em torno das questões de saúde mental, promover o diálogo, identificar sinais de risco e encorajar as pessoas que estão passando por dificuldades emocionais a buscar ajuda profissional, contribuindo para a prevenção de comportamentos suicidas e o cuidado com a saúde mental.

Sobre a Anhanguera   

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. 

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.  

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país.

A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.             

Comente esta notícia

image