Nascida e criada em Cuiabá, Erika Gama, 52 anos, representando o Partido Liberal (PL), tem o objetivo de trazer novas políticas públicas, em prol da população. Com o intuito de restaurar e valorizar a capital cuiabana, a conservadora, acredita que é possível trazer de volta a Cuiabá de antigamente, que era arborizada, ruas sem buracos, através de um trabalho limpo e organizado.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A candidata afirma que antigamente, a capital não era tão quente, devido à conservação do meio ambiente, que foi se perdendo com o passar dos anos.
Com uma sólida experiência na área de eventos, nossa campanha deste ano se dedicará a promover o empreendedorismo feminino. Nosso objetivo é inspirar as mulheres a conquistarem sua independência financeira e a se empoderarem, desafiando a submissão em relacionamentos. Estamos comprometidos em incentivá-las a buscar e alcançar a realização pessoal e profissional.
Centro Oeste Popular — Como foi a escolha e o que te motivou a colocar o seu nome à disposição nessas eleições de 2024?
Erika Gama — Então, já acompanho a eleição e sempre gostei de política. Meu pai é jornalista também e sempre trabalhou com política e foi fotógrafo, durante 50 anos em Cuiabá e 20 anos, como fotógrafo do governador do estado antigamente. Cresci nesse meio, em casa era cheio de prefeito e político e sempre foi um assunto que estava em nossa vida. E sempre tive essa vontade e, quando o Bolsonaro começou a levantar essa bandeira da família, da pátria, me identifiquei com essa pauta. Comecei a seguir, participar das manifestações e isso foi em 2016 e já tinha essa vontade de me lançar como candidata. E, pela minha indignação com o que está acontecendo na política, vi que era o momento.
Centro Oeste Popular — E qual será a sua principal bandeira nessa campanha?
Erika Gama — Venho do ramo de eventos e a minha principal bandeira é o empreendedorismo e principalmente o empreendedorismo feminino. Hoje em dia, as mulheres são comandantes dos seus lares e tem muita mulher que sofre violência, porque não tem a sua independência. Nós queremos criar núcleos, aproveitando os centros comunitários da cidade, e lançar um núcleo de empreendedorismo feminino, para que ela aprenda e não precise de ninguém.
Centro Oeste Popular — Uma janela partidária é muito importante e como foi para você escolher o PL como uma janela partidária?
Erika Gama- Escolhi o PL por identificação e pela pautas do partido. Quando quis ser candidata, pensei em procurar um partido, que se assemelha com o que acredito.
Centro Oeste Popular — Além do empreendedorismo, qual é a sua principal bandeira, quais são seus projetos, que você deseja implantar, caso venha ganhar as eleições?
Erika Gama — Temos vários projetos que queremos implantar e um deles é o da mobilidade urbana. O que queremos, é tampar os buracos, criar um viaduto no trevo da Santa Rosa. Porque assim, resolveria os problemas do trânsito na cidade. Tenho outro projeto, que busca a implantação de mais de 10 mil árvores nos próximos anos aqui em Cuiabá. Além de uma criação da guarda municipal, que necessita, principalmente no Centro Histórico da cidade, que está muito abandonado e dentro do meu projeto de revitalização do Morro da Luz, está incluída a guarda municipal, para a população poder aproveitar.
Centro Oeste Popular — Estamos em uma era tecnológica e como irá funcionar a sua campanha eleitoral? Será no digital ou tradicional?
Erika Gama — A pré-campanha já começou no digital e iremos fazer uma campanha no corpo a corpo, com reuniões, mas o foco será o digital.
Centro Oeste Popular — Uma gestão bem polêmica em Cuiabá, é a gestão do Emanuel Pinheiro e como você analisa?
Erika Gama — Para mim, é uma gestão catastrófica. Porque Emanuel está fazendo uma gestão para resolver os problemas dele e de quem ele apoia e não para a população e ele tem uma política, de criação de impostos, que é a mesma do nosso presidente. Criou o digitar, que é uma coisa sem noção, deixando o Centro Histórico mais abandonado e a população tem reclamado muito da falta de público, porque o povo não quer pagar para ir ao centro. E quero acabar com isso, caso venha ganhar. E a cidade regrediu nesses 8 anos.
Centro Oeste Popular — Temos um cenário político, para ocupar a vaga do Emanuel Pinheiro, muito alarmante e nesse cenário, quem irá apoiar nessas eleições?
Erika Gama — Apoio o Abílio, porque ele tem a maior qualidade de que um político precisa, em minha opinião, para ser prefeito de Cuiabá, ele é honesto. E uma pessoa honesta é capaz de fazer um bom trabalho e só de não roubar, a cidade já cresce. E estou apostando nisso. Além da boa vontade dele, que está dentro do plano de governo e, se fizer a metade, Cuiabá já melhora muito.
Centro Oeste Popular — O cenário político é dominado por homens e como você se enxerga como mulher dentro da política? Existe um medo de querer estar lá dentro?
Erika Gama — Analiso que nós, mulheres somos a maioria da população e já passou da hora de ocuparmos esse espaço. Porque a nossa voz não é ouvida? Penso que as mulheres são mais honestas, comprometidas, dedicadas e o homem não dá conta de fazer o que fazemos e somos capazes de fazer um belíssimo trabalho.
Centro Oeste Popular — Cuiabá é uma cidade bem populosa, qual é a principal mudança que o município precisa ter com urgência?
Erika Gama — A principal mudança é a mobilidade urbana, pois, está toda errada. As ruas estão com muitos buracos e principalmente agora que o prefeito resolveu mudar todas as ruas da cidade, como contramão, e o que ele fez no Jardim Cuiabá é um absurdo. E precisamos criar políticas públicas, para melhorar o trânsito e não piorar. Sinceramente, queria saber quem é o engenheiro dele, porque esse, cara é muito ruim, precisa ser mudado.