13 de Novembro de 2024

13 de Novembro de 2024

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024, 11:14 - A | A

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024, 11h:14 - A | A

SAMANTHA IRIS

Ocupando o cargo de vereadora e primeira-dama, Samantha afirma que está preparada para conciliar a dupla jornada

Redação

Iniciando a carreira política com êxito, Samantha Iris (PL) alcança o feito de vereadora mulher mais votada da história de Cuiabá na eleição de 2024, Do Partido Liberal assim como o marido, ela obteve 7.460 dos votos computados e foi eleita ao atingir o quociente partidário. A candidata seguiu a tendência de Brunini, que surpreendeu nas urnas com mais de 126 mil votos, desbancando o favorito. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Casada com o Prefeito Eleito, Abílio Brunini (PL), juntos têm 2 filhos. Formada em Designer de Interiores, a vereadora atua no setor privado, oferecendo trabalhos através da marca Iris Design, desde 2010. 

Em sua atuação na câmara promete atuar eficientemente e se compromete em acompanhar a evolução das obras no centro histórico, conciliando com seu papel de Primeira Dama, onde desempenhará importante papel social em Cuiabá.

Centro Oeste Popular — Após ser articulado, inclusive com o apoio do prefeito eleito, conseguiu formar uma chapa somente com mulheres. A senhora pensa que a mesma pode sofrer uma rejeição por parte dos vereadores? 

Samantha Iris — Penso que essa é uma oportunidade única de fazer história, é uma maneira de mostrar o trabalho e prestigiar a quantidade de mulheres que foram eleitas em Cuiabá nesta legislatura. E tenho visto também uma grande adesão dos homens, não foi uma imposição, tem sim homens que estão contentes com essa composição. 

Centro oeste popular — Você foi a mulher eleita mais votada, mas, em contrapartida, também é a primeira dama. Como vai ser daqui para frente, vai seguir a carreira legislativa ou atuará como primeira dama? 

Samantha Iris — Acredito que temos um desafio. Cuiabá é a única capital que tem a primeira dama, também, como vereadora. Mas estou pronta para o desafio. Decidi concorrer neste ano, antes de abril e, até aquele momento, nunca havia tido nenhuma pretensão política. Me posicionei e tive o apoio do Abílio e me surpreendi com o resultado. A posição de Primeira Dama, existe independente de qualquer coisa. Tem muitos projetos que estou estudando e para isso vou precisar do executivo e já estarei lá, e temos também sete mulheres no legislativo que vão apoiar os projetos que são para população. Não vai ser fácil, mas estou curiosa para ver o resultado de tudo isso. 

Centro Oeste Popular — A senhora vereadora eleita, seu esposo eleito Prefeito de Cuiabá, muita atenção estará voltada para você neste momento. Está pronta para o julgamento que pode cair sobre sua atuação? 

Samantha Iris — Meu voto foi em quem eu acreditava ser o melhor para Cuiabá, consequentemente no meu marido. Imagino que vamos encontrar muitos problemas pela frente, visto que estamos chegando após uma gestão difícil, com muitas operações. Uma câmara só tem problemas com prefeito que não quer resolver os problemas e acredito que o Abílio está disposto a solucionar todos os problemas de Cuiabá, as pessoas que chamamos para compor neste mandato são competentes e tem zero chance de fazer coisas erradas. Sempre estivemos em um lugar de apanhar por qualquer coisa, então estou preparada para isso. 

Centro Oeste Popular — A senhora tem participado da escolha do staff da gestão do Abílio, inclusive no nome da vice Vânia? 

Samantha Iris — Observo muito, mas tento influenciar o mínimo possível, inclusive porque existem áreas que não tenho muita afinidade. Mas participo a medida que ele pergunta. A questão da Vânia, gostei que a pasta da assistência social ficou com ela, penso que vai desempenhar um ótimo papel, inclusive vai ter uma proximidade comigo, também serei cobrada por essa pasta, mesmo não estando lá. 

Centro Oeste Popular — Essa semana muitas polêmicas surgiram na Câmara municipal, numa semana, Abílio se posicionou independente da casa, e essa semana houve o apoio, justificando que quer defender a casa de vereadores que foram eleitos e defendem interesse de terceiros. Além disso, também tem a suposta ligação de membros da casa com facção criminosa. Como analisa esse panorama, em relação à mesa diretora? 

Samantha Iris — O volume que a fala dele tomou mostra que realmente existe alguma coisa ali, gerou um grande fato e muita gente se defendendo. Chegamos num momento em que a câmara não tem nem mesmo um nome muito amigável, imagino que existam grupos e se tem grupo é por que existam motivos e interesses diferentes para serem defendidos. Dentro disso enxergamos que existam pessoas que em mandatos anteriores não tiveram uma atuação correta. 

Centro Oeste Popular — No dia 1° de janeiro você quem presidirá a posse dos vereadores, como está a preparação para esse dia histórico? 

Samantha Iris — São tantas novidades, que ficou meio surpresa, estou procurando saber como funciona, sei que é um processo natural que o mais votado preside a câmara e tambem terá toda a estrutura para guiar o momento. 

Centro Oeste Popular — O atual prefeito vai entregar a prefeitura com muitas obras para acabar, como a reconstrução do centro histórico e o mercado Miguel Sutil. Abílio já disse que não confia muito nos números apresentados pelo prefeito. Considerando o alto investimento, pretende acompanhar a transição e ver a finalização das obras? 

Samantha Iris — A transição é um processo técnico, por tanto não tenho participado muito, mas o que vejo é que ele está fazendo uma varredura onde está tendo acesso. Dentro disso encontramos muitas divergências nos números. Acompanharei a reconstrução do centro histórico por ser a área que tenho interesse, inclusive apresentei projetos em minha campanha. Ainda não consigo ter acesso a muitas coisas por ainda ser uma cidadã comum, mas assim que tiver acesso vou atrás de saber como está o avanço disso.

Comente esta notícia

image