21 de Novembro de 2024

21 de Novembro de 2024

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 08:35 - A | A

Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 08h:35 - A | A

CHICO 2000 - VEREADOR POR CUIABÁ

“Foi uma guerra, uma cobrança diária para que isso acontecesse, por fim conseguimos convencer o Executivo”

Redação

Na última semana, o vereador Chico 2000, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, revelou um projeto para diminuir a lista de espera por cirurgias não urgentes na cidade e encerrar as divergências com a prefeitura. De acordo com o parlamentar, cerca de 8 mil indivíduos aguardam por uma intervenção cirúrgica financiada pelo município.

Depois de muitas conversas e dois encontros com o responsável pela Saúde, foi acordado um plano de cirurgias eletivas que começará em 4 de julho, quinta-feira da próxima semana. A previsão é de que sejam feitas cerca de 1200 cirurgias por mês, todas ocorrendo no antigo Pronto Socorro, um ambiente adequado para tais procedimentos.

Os fundos designados no planejamento financeiro da cidade serão empregados de acordo com um cronograma definido. Os procedimentos cirúrgicos serão agendados para serem realizados em um período de 30 dias e, assim que cada um for concluído, os montantes relacionados serão pagos de imediato pela prefeitura. Confira.

“Chico destaca que a implementação deste programa é uma resposta às necessidades da população cuiabana”

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Centro Oeste Popular - Em relação às cirurgias eletivas, houve uma pressão, um trabalho da câmara dos vereadores, que o prefeito acabou acatando essas cirurgias, elas realmente irão acontecer?

Vereador Chico 2000- Na verdade, as cirurgias eletivas sempre foram uma caixa preta nesse município e que ninguém nunca sabia o que existia dentro dela de verdade, hoje, sabemos. É regulados para Cuiabá, são em torno de 8 mil pessoas que estão aguardando suas cirurgias, no entanto, somos obrigados a atender o número X, onde tem mais de 20 mil pessoas, porém, a câmara está fazendo a parte dela nos alocamos aproximadamente R$ 30 milhões em emendas para realização de cirurgias eletivas, foi uma guerra, uma cobrança diária para que isso acontecesse, por fim, conseguimos convencer o executivo, reunimos por duas vezes com o secretário de saúde, e com secretário Júnior Leite e ficou definido que as cirurgias eletivas, esse programa de cirurgias eletivas iniciou na última quinta-feira, 4 de julho.

Centro Oeste Popular- Com toda essa emenda destinada, quantas cirurgias serão feita?

Vereador Chico 2000- Quantas derem para fazer com este orçamento, naturalmente que até dezembro, o que não encaixar neste orçamento até o final do ano, estaremos aprovando um novo orçamento para 2025, e obviamente colocaremos outra previsão do secretário de saúde na realização em torno de 1200 cirurgias no mês.

Centro Oeste Popular - Foi escolhido apenas um hospital para fazer essas atividades cirúrgicas, ou terá mais unidades envolvidas para atender?
Vereador Chico 2000- A principio um hospital para fazer todas essas atividades cirúrgicas, em razão de que se fez necessário leitos de retaguarda, portanto, não poderíamos utilizar todas as outras unidades e dessa forma as UPAs ficariam descoberta com as suas urgências e emergências, em razão disso o local preparado para realizar as cirurgias eletivas é o Pronto-Socorro antigo.

Centro Oeste Popular - Em relação o pagamento das emendas em positivas, porque 30 milhões dá para fazer em cerca de 22 mil cirurgias e não apenas 8 mil que está sendo referindo, o que o senhor tem para falar sobre?

Vereador Chico 2000 - Estou dizendo que faremos em torno de 1200 cirurgias mês, conforme previsão do secretário de saúde na unidade de saúde do Pronto-Socorro, se o estado abrir outras unidades para que tenha leitos suficiente para receber as urgências e emergências das UPAs, quem sabe podemos usar o São Benedito, ai podemos aumentar a capacidade que existe hoje.

Centro Oeste Popular - Presidente, o que já foi pago das emendas para a realização dessas cirurgias eletivas, que cabe a câmara municipal dos vereadores?

Vereador Chico 2000 - As emendas foram alocadas no orçamento, existe uma programação, realizado as cirurgias durante 30 dias, alcançou o número x de cirurgias, isso será colocado os valores referente a cada cirurgia e o município imediatamente fará o pagamento, assim transferindo para secretaria de saúde, para que esta faça o pagamento, mediante um cronograma de cirurgia realizada.

Centro Oeste Popular - Em relação a essas duas processantes que foram retiradas, qual foi o motivo que fez com que fosse retirada?

Vereador Chico 2000 - Primeiro temos que falar quem colocou na pauta, precisamos restaurar a verdade nesta Casa de Lei, a pauta ela é montada pelo colégio de líderes, quando este se reúne, não havendo a reunião do colégio de líderes a pauta ela é deferida pelo presidente, e autorizei a secretaria de apoio legislativo que colocasse na pauta os dois requerimentos do vereador Felipe, no entanto, recebemos da procuradoria um oficio pedindo a devolução desses requerimentos para uma reanálise da forma que defini a colocação na pauta e retirei.

Comente esta notícia

image