A Presidente do Movimento Podemos Mulher em Mato Grosso, Stéphanie Rosa Jácomo, pré-candidata a vereadora por Cuiabá, pelo partido Podemos Mulher, garante que trará mudanças positivas para a sociedade e especificamente, para as mulheres cuiabanas.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Jácomo, 33 anos, nascida e criada em Cuiabá, enxerga a necessidade do povo e traz projetos que pretendem amparar as mães, que precisam de oportunidades e tempo para conseguir buscar seus filhos em creche. Seus projetos são baseados na sua rotina, que além de mãe de um casal, trabalha como assessora jurídica. Rosa é formada e pós-graduada em direito e processo civil.
Buscando trazer projetos que fomentam e melhore a cidade, Stéphanie fala com exclusividade para a nossa equipe, que decidiu entrar na política após ver a necessidade e novas mudanças para a população. Reforçando ser necessário um grupo novo na política, para que mudanças sejam realizadas.
Centro Oeste Popular — Como analisa o cenário político e o que te motivou a colocar o seu nome a disposição para vaga na Câmara Municipal?
Stéphanie Rosa Jácomo - Primeiramente, a necessidade que nós cuiabanos precisamos urgentemente de mudanças. Entra gestão, sai gestão e nada muda, sempre o mesmo. Entram pessoas que querem fazer a diferença, mas chega lá e vê o choque de realidade e vem o novo, que acredito que farei parte dessa nova juventude na política, para realmente trazer a mudança que Cuiabá precisa. Precisamos ter um olhar mais crítico para a nossa cidade, buscar mais pela nossa comunidade, então seria mais essa questão. Tenho dentro de mim de sempre estar ali olhando, pedindo e buscando soluções para todos.
Centro Oeste Popular — Como enxerga as necessidades que os jovens precisam na sociedade?
Stéphanie Rosa Jácomo - Vejo muita necessidade, pois o município não atende tanto a juventude, deixando a desejar, atendendo somente certas idades e deixam de lado o ensino fundamental e o médio e precisamos voltar com aqueles cursinhos preparatórios, programas sociais, como o Bom de Escola, Bom de Bola e demais projetos, que eram bons para a sociedade e renascer. Isso era ótimo e atendia muito bem as nossas crianças. Fora outros projetos, que pretendo levar para o novo gestor da cidade e à comissão técnica de vereadores, para ser aprovado.
Centro Oeste Popular — Diante dos fatos, como analisa o cenário político de Cuiabá?
Stéphanie Rosa Jácomo - Então, nós temos um cenário político muito crítico e as manchetes estão aí e não tem como correr e falar que não estão acontecendo certas situações. Essa última aprovação de milhões de empréstimo achei um absurdo, pois no estado e rombo que está na prefeitura, o próximo gestor tem que ter um sacrifício muito grande para controlar as contas da cidade e ainda ficam fazendo mais empréstimos. Temos que ter um olhar mais crítico e analisar melhor os candidatos e a população entender que qualquer prefeito não é superior a ninguém e se torna um funcionário do povo.
Centro Oeste Popular — Para conseguir abranger eleitores, qual a principal bandeira que irá levantar nessa campanha?
Stéphanie Rosa Jácomo - Meu tema principal são as mulheres, participo de várias comunidades de acolhimento para as mulheres que sofrem de violência doméstica e quero trazer mais segurança, mais sensibilidade e ter como deixar os filhos. Não que não irei atender a população em geral, mas quando você atende a mulher, você abrange toda a sociedade, principalmente aquele pai que precisa de assistência nas escolas e para os jovens que precisam levar os filhos no médico.
Centro Oeste Popular — Dentro da política, como foi o processo da decisão da janela partidária?
Stéphanie Rosa Jácomo - Fui convidada ano passado, pelo nosso presidente Ulisses Marins para compor o diretório como presidente estadual das mulheres. Isso foi uma honra. Poder representar o Mato Grosso como mulher à frente e lutando pelo direcionamento do que é ter uma mulher na política. E quando estudei sobre o partido, me identifiquei muito, pois é muito família, acolhedor, que tem estrutura e escuta a todos, sem exceção. Além de dar apoio e capacitação para os participantes, e esse é o primeiro e último partido que estarei, pois não existe outro melhor. A nossa presidente busca capacitar as mulheres e trazer mais para a política, direcionando da melhor forma com treinamentos.
Centro Oeste Popular — Como pretende trazer os seus projetos, de qual forma deseja abordar e qual será o primeiro a ser trabalhado, caso venha ganhar as eleições?
Stéphanie Rosa Jácomo - Se ganhar como vereadora, temos que entender que tudo tem um percurso e trâmites para apresentar em uma comissão técnica e ver se o projeto será conforme o orçamento que existe hoje e quero fazer alianças com os outros vereadores, mostrar para todos que o projeto será benéfico para toda Cuiabá. Um dos meus principais projetos será a questão das creches e educação para as crianças, que irá ajudar as mulheres, fora os outros projetos que serão analisados.
Centro Oeste Popular — Nesta campanha, como irá funcionar a sua campanha eleitoral?
Stéphanie Rosa Jácomo - A minha campanha eleitoral será voltada mais para o marketing, onde conseguimos expandir um pouco mais e irei fazer de porta em porta, conversando com os eleitores para mostrar a minha campanha e me apresentando e o que realmente quero. Fazer essa humanização.
Centro Oeste Popular — Como analisa a última gestão, do Prefeito Emanuel Pinheiro, em relação a obras, reformas, revitalizações e saúde?
Stéphanie Rosa Jácomo - Olha, não tem como fugir do assunto, pois está aí em todas as manchetes e estampados para todos os lados, onde tivemos a intervenção do estado na saúde e acho que ficou marcado como um político corrupto e não deixou esse legado corrupto de lado. Acredito que esteja encerrando o seu histórico político dessa forma e acredito que o novo gestor possa trazer novas melhorias e melhorar esse histórico aqui de Cuiabá.