O vereador Marcrean dos Santos (MDB) foi um dos fundadores dos Camelôs em Cuiabá. Ao lado da Catedral, no centro de Cuiabá, ele possuía uma banca, onde vendia brinquedos, ao lado da sua esposa, Niris Santos.
Marcrean lembra da transferência para o bairro Porto, onde os trabalhadores ficavam embaixo de uma lona, numa sensação térmica de 50ºC, e precisavam andar encurvados.
Dois anos depois foi feita uma cobertura. Um alagamento causou um imenso prejuízos, com mais de 100 trabalhadores que perderam todos os seus produtos.
O parlamentar também falou sobre os vereadores de oposição fazem pressão pela abertura de comissão processante contra o líder do prefeito na Câmara Municipal. O parlamentar foi representado pelo médico Marcos Vinicius Ramos de Oliveira por abuso de autoridade e desacato.
“São sonhos que viraram cinzas. Vamos precisar de muita força, apoio e recursos para levantar novamente aquele prédio e afirmo que não medirei esforços para ajudar nossos irmãos”
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Centro Oeste Popular — Como é que se dará a aplicação desses recursos do estado do governo federal para ajudar os empresários do shopping popular?
Vereador Marcrean — Nesse momento é um momento de muita comoção, uma tragédia, que pode ser considerado ao nível nacional, o shopping popular, tive a honra de ser um dos fundadores, criei minha família ali, e quando me deparei com toda aquela tragédia, simplesmente só quis chorar. É um sonho sendo destruído e sendo consumido pelo fogo até virar cinzas. O shopping popular atende em cerca de 4 mil pessoas diariamente, e beneficia em torno de 15 mil famílias, e isso acaba nos deixando bem triste em ver essa situação, porém, estive com o prefeito e ele está bastante preocupado, o deputado federal Emanuelzinho está em Brasília já falando com o presidente da República, para podermos ter uma solução para isso. O presidente através do Carlos Favaro já deu um depoimento favorável, o governador está antenado e o presidente da Assembleia Eduardo Botelho também estão envolvidos nessa ação, além do deputado Wilson Santos, Abílio, Janaína, estão todos nesse momento, voltados para amenizar esse sofrimento e buscando soluções para todo esse transtorno cometido, são 600 pais de família que perdeu todo seu patrimônio destruído pelo fogo, então temos que nesse momento deixar a bandeira política, a vaidade e pensar em reconstruir o mais rápido possível, não uma obra provisória, mas, uma obra definitiva, acredito que o prefeito Emanuel Pinheiro irá devolver esse sonho que foi transformado em cinzas em realidade novamente, dentro do seu mandato ainda.
Centro Oeste Popular — Diante de toda essa situação, a ajuda financeira irá passar pela prefeitura, e como ela irá aplicar isso?
Vereador Marcran — Ajuda financeira passa pela prefeitura e a prefeitura vai administrar a empresa em regime emergencial para reconstruir num prazo recorde, o prefeito está em busca de uma empresa que pode reconstruir isso em um prazo recorde, devolver esse sonho para sociedade é prioridade, até porque é uma gestão humanizada do nosso prefeito.
Centro Oeste Popular — Acredita que os políticos que ajudaram o Rio Grande do Sul possa ajudar o Shopping Popular a ser reconstruído?
Vereador Marcrean — Conversei com Jayme Campos, e falou que está empenhado e vai conseguir com Mauro Mendes a doação que o governador fez para Rio Grande do Sul, fazer para Cuiabá, assim poder reconstruir o shopping popular com uma estrutura talvez melhor do que era.
Centro Oeste Popular — Caso o governo venha fazer essa doação, quem irá comandar a obra, o município ou estado?
Vereador Marcrean — Não se sabe quem vai comandar a essa emergência, se é o governo que vai contratar a empresa ou o município, nesse momento, não importa quem vai comandar, o importante é devolver a tranquilidade, dignidade e a condição de trabalho para os comerciantes.
Centro Oeste Popular — Uma das medidas concretas que o prefeito anunciou, foi a questão do auxílio psicológico, que veio ser criticado pela vereadora Maysa Leão, como o senhor analisa essa postura?
Vereador Marcrean — Gostaria que os vereadores que criticam o que o prefeito fez apresentasse uma solução melhor, jogar pedra no prefeito é muito fácil, porque não fala, prefeito, o senhor não está fazendo nada, mas, vou buscar emenda para resolver isso, criticar quem está fazendo algo é muito fácil. O papel do vereador não é criticar, é buscar a solução. Cadê a Maysa? Apresentou alguma solução? Então antes de criticar, tem que ter a solução.
Centro Oeste Popular — Em relação aos vereadores de oposição que fazem pressão pela abertura de comissão processante, toda essa investigação em cima do senhor que se encontrar parada, como avalia?
Vereador Marcrean — Avalio com bastante tranquilidade, penso que foi um erro de condução, não da câmara, mas, de quem conduziu, porque não cometi nenhum erro, se for erro fiscalizar e atender as pessoas menos favorecidas e quem pede socorro, os vereadores aqui vão ter que fazer várias processantes toda semana, pois, minha vida é defender o povo, fui eleito para isso, ganho muito para defender a população, principalmente o povo da periferia.