16 de Setembro de 2024

16 de Setembro de 2024

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 12 de Agosto de 2024, 10:05 - A | A

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2024, 10h:05 - A | A

EDNA

Edna Sampaio busca reeleição em um mandato compartilhado com Neusa e Daiely

Redação

Edna Sampaio (PT) se junto ao lado de Neusa Baptista e Daiely Cristina para um mandato compartilhado, onde pretendem fazer uma gestão ainda melhor que a primeira. Ela celebrou a representatividade das 3Pretas, que coloca três mulheres negras na cena política local. Um Mandato Coletivo oferece uma nova perspectiva para a governança da cidade.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Mesmo tento duas cassações, e tento uma gestão completamente turbulenta, Edna acredita que isso deixa ainda com mais garra para continuar lutando pela sociedade cuiabana.

A petista afirma para o jornal Centro Oeste Popular que a gestão do Emanuel Pinheiro tinha possibilidade para ser boa, mas, que acabou frustrando as expectativas de toda população cuiabana, e que apoiará Lúdio Cabral (PT) para ocupar a vaga na Prefeitura de Cuiabá.

Centro Oeste Popular — Mesmo tendo um mandato cheio de turbulências, o que te motivou a continuar e colocar seu nome a disposição para uma reeleição?

Edna Sampaio — Foi uma decisão muito difícil me candidatar à reeleição, pois, tivemos um mandato cheio de ataques, um mandato muito perseguido, duas cassações, muita violência, desde o início imaginava que teria dificuldade de fazer um bom mandato dentro da câmara, por ser uma câmara ainda muito conservadora, onde a forma de voto é ainda a mais tradicional possível. Pessoa que representa uma força, realmente vai incomodar, porém, o que me motivou a colocar meu nome novamente para reeleição foi o fato que não podemos admitir que qualquer violência política de gênero retire qualquer mulher do espaço da política, então continuar, é uma resposta para toda essa violência, e mostrar que esse espaço pode e deve ser ocupado por mulheres e pessoas que representa uma sociedade. É muito importante ter pessoas negras, mulheres negras, qualquer pessoa lgbtqia+ na política, podendo ser representado na política, fazer com que não seja uma política acostuma na mesmice, então isso me motivou a não desistir, me motivou a continuar. 

Centro Oeste Popular — Como foi à decisão de fazer uma candidatura compartilhada?

Edna Sampaio — Ela veio com uma resposta à necessidade para eu continuar na política, a necessidade de ampliar as nossas vozes dentro desse espaço, então é outra mulher negra, Neusa Baptista, que está entrando no campo da comunicação, e a Daily Cristina que é uma mulher negra, gorda, lésbica e que representa muitas mulheres na sociedade. Com isso, iremos juntas lutar uma sociedade sem preconceito de cor, raça ou classe social. 

Centro Oeste Popular — Passou por duas cassações, isso pode atrapalhar a ganhar nessa reeleição, como analisa essa situação?

Edna Sampaio — A intenção das pessoas que me cassaram foi essa, tentaram a primeira vez, porém, não deu certo, depois tentaram pela segunda vez, para tentar me eliminar da política. Mesmo tentando de todas as formas me atrapalharem, eles não conseguem, agora, estou vindo com mais força ainda, com mais força e garra. Os meus eleitores não são bobos, eles não caiem facilmente assim, eles me conhecem e sabem que sou uma pessoa que luta para a melhoria. E só tivemos o nosso mandato cassado, porque fizemos uma diferença, e é isso que as pessoas querem pessoas que fazem diferença na sociedade. 

Centro Oeste Popular — Mesmo sendo cassada, tendo uma gestão totalmente turbulenta, passou por algum momento na sua cabeça em não querer ir para reeleição?

Edna Sampaio — Chegou sim! Teve um momento que cheguei a falar que não dava mais, porque é muita violência e, não era uma violência só contra mim, mas, contra minha família, com quem trabalha comigo, então chega uma hora que o sofrimento não é mais seu, acaba sendo um sofrimento compartilhado. Com isso, chega a pensar se isso vale mesmo apenas continuar, e as pessoas do meu grupo político me falavam para não desistir, que deveria continuar isso me motivou. 

Centro Oeste Popular — Como avalia o seu primeiro mandato e o que mudaria caso venha ganhar a reeleição?

Edna Sampaio — No primeiro, apesar de tudo que sofremos, tivemos um mandato regular nos dois primeiros anos, e mesmo tento tanta perseguição, somos um dos mandatos mais produtivo na câmara municipal de Cuiabá, mais de 30 projetos de leis, mais de 7 projetos aprovados, mesmo com toda essa perseguição, trabalhamos com muita garra. Queremos produzir ainda mais leis que avança Cuiabá, que traz mais melhorias para a capital. Se no primeiro mandato conseguimos trabalhar mesmo com tudo que aconteceu, imagina no segundo, com mais duas mulheres negras dividindo esse mandato. 

Centro Oeste Popular — Diante do cenário político que se encontra para ocupar a vaga do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, quem é o mais preparado na sua análise?

Edna Sampaio — Queremos muito que seja o Lúdio Cabral, pois, é o mais preparado e mais sensível, e que não tem nenhum interesse empresarial de vender serviço para prefeitura, de ganhar dinheiro com o poder publico. Ele é alguém que sabemos que pode contar para uma administração justa e correta, principalmente, para população que mais sofre. 

Centro Oeste Popular — Estamos em uma época bem tecnológica, como será sua estratégia para captar mais eleitores?

Edna Sampaio — Tenho um perfil, tanto de rua quanto, redes sociais, e penso que é um ponto bem positivo para nossa candidatura, a Neusa é uma comunicadora, formada em jornalismo, Daily também é uma comunicadora popular, com isso, acredito que estamos com uma vantagem na forma de se comunicar. Iremos continuar nas redes sociais, porém, também iremos às ruas para mostrar nossos projetos e conversar com a população. 

Centro Oeste Popular — Como analisa a gestão do Emanuel Pinheiro, mesmo sabendo que se encontrar com mais de 20 operações?

Edna Sampaio — Com muita tristeza, de início, existia uma possibilidade de ser uma gestão boa. Porém, foi uma frustração ver os compromissos quebrados, a expectativa da população sendo frustrada, não ter saúde básica, ter uma gestão mal feita, vários benefícios cortados, foi uma sucessão de erros que acabou tornando toda essa gestão no que é hoje.

Comente esta notícia

image