07 de Abril de 2025

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 11:39 - A | A

Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 11h:39 - A | A

JUCA

Futuro incerto? O MDB e a busca por unificação e renovação nas próximas eleições

“Estou no partido do MDB, dependente de Janaína Riva”

Lucas Leite e Ana Carolina da Redação

Na entrevista a seguir, o deputado estadual Juca compartilha detalhes sobre o lançamento de um projeto ambicioso voltado para o repovoamento dos rios de Mato Grosso com alevinos, destacando a importância da iniciativa para a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos do estado. Juca também discute as articulações políticas internas do MDB, suas perspectivas sobre a continuidade de Carlos Bezerra à frente do partido e as possíveis rupturas dentro da bancada. Acompanhe a conversa sobre a conjuntura política estadual e o impacto das ações voltadas para a preservação ambiental e fortalecimento partidário.

Centro Oeste Popular — Foi lançado um projeto que pretende soltar nos rios de Mato Grosso cerca de 10 milhões de alevinos, sendo um projeto bem audacioso. Em que pé já se encontra esse projeto?

Juca — O projeto já está sendo trabalhado. Ainda ontem, conversei com alguns professores da UFMT, biólogos, que vão nos ajudar nesse projeto. Lembrando que não é nada de novidade. Esse projeto já existiu antes, salve o peixe, salve o rio Cuiabá, que foi do saudoso ex-prefeito Murilo Domingos, que repovoou os peixes do rio Cuiabá. O deputado estadual e hoje conselheiro Sérgio Ricardo também teve esse projeto. E nós, seguindo esses projetos que deram certo lá atrás, vamos sim dar continuidade a esses projetos. A continuidade é nossa, mas espelhando esses projetos que já deram certo. Então, assim, é um projeto audacioso, sim, mas é um projeto muito importante. Foi fechada a pesca, os pescadores estão sentindo isso, os ribeirinhos estão sentindo isso na pele. E esse projeto com certeza vai colaborar com o futuro próximo da liberação da pesca, porque foi alegada a escassez de peixes nos nossos rios. Então, o rio Mato Grosso do Centro vai ter, sim, o repovoamento. Já conversei com alguns parceiros, o próprio Toninho Domingos, da Casa Domingos, gosta do projeto, quer somar com o projeto, outros empresários querem somar com o projeto, outros parlamentares, outros deputados querem somar com o projeto, tem vereador querendo somar com o projeto. Então, é um projeto que com certeza vai ser de grande sucesso.

Centro Oeste Popular — Quais são as principais fontes de financiamento que estão sendo avaliadas para viabilizar este projeto, e como o apoio de empresários e emendas de deputados podem contribuir para o seu sucesso?

Juca — Estamos levantando. Esse projeto poderá, como eu disse, ter empresários querendo ajudar, e deputados que podem ser recebidos através de emendas também. Então, o projeto tem tudo para dar certo, tenho certeza que vai dar certo.

Centro Oeste Popular — Os dois projetos anteriores do Sérgio e do Murilo eram focados exclusivamente no Rio Cuiabá. Já o seu projeto abrangerá todo o estado?

Juca — Muito bem lembrado! O nosso projeto é diferente, porque queremos abrangê-lo em todo o estado de Mato Grosso. Se não tiver rio no estado de Mato Grosso, queremos estar participando, repovando. Lembrando que tem que respeitar as espécies, as bacias específicas, né? Porque não pode soltar o mesmo peixe que se solta no Rio Cuiabá nem o mesmo peixe que pode ser soltado no Rio Telesferite. Por isso, temos que fazer esse estudo bem aprofundado para que possamos somar.

Centro Oeste Popular — O assunto do momento é o MDB, que deu a declaração dizendo que não abre mão da presidência e que tem articulado bastante. O deputado Juarez e Emanuelzinho disseram que, se for para fazer política pessoal, eles saem do partido. Como fica a bancada estadual, já que a federal fala isso?

Juca — Olha, penso que tem que sempre haver o diálogo, né? A Janaína tem todas as credenciais para ser nossa presidente, como tem o Juarez, como tem o Emanuelzinho, como tem o próprio Emanuel, o Calil, que deixou a prefeitura há poucos meses da segunda maior cidade. Ele é militante desde criança do MDB. Então, é preciso ouvir todo mundo. Ouvir todo mundo e chegar no consenso. O que for melhor partidariamente deve ser colocado em pauta. Sou favorável à permanência do Carlos Bezerra, que está à frente do partido há muito tempo. Penso que ele fez muito pelo partido e ainda tem muito a contribuir. Mas sou favorável ao diálogo.

Centro Oeste Popular — Deputado, apesar das divergências internas, o senhor acredita que o MDB conseguirá manter sua coesão e evitar uma ruptura, com o Carlos Bezerra anunciando a aposentadoria política e rejeitando a pressão do MDB? Como ficaria a bancada federal? Não corre o risco de não ter uma chapa?

Juca — Olha, penso que não. O MDB tem um histórico de sempre eleger dois deputados federais já há muito tempo. Então, acredito que não será diferente. Também julgo que não haverá essa ruptura do partido. Penso que será conversado e o Juarez e o próprio Emanuelzinho vão continuar. Essa é a opinião pessoal. Não conversei com nenhum nem com outro sobre esse assunto.

Centro Oeste Popular — Existe a possibilidade de encontrar uma saída, caso haja um acordo entre as lideranças? Pode haver um pedido ao deputado Carlos Bezerra para permanecer por mais um período?

Juca — Sou da opinião que sim. Seria o ideal que o Bezerra continuasse até apaziguar tudo isso. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, ficaria o Bezerra como presidente do partido. Essa é a minha opinião, mas respeito a opinião da maioria.

Centro Oeste Popular — Em relação ao ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, aceitaria ir à presidência com a deputada Janaína Riva? Qual a posição dele?

Juca — Eu não conversei com o Emanuel sobre esse assunto. Vamos ter uma reunião ampliada com todos os membros do partido que possam estar interessados em participar agora. Julgo que nessa reunião será sanado e decidido quem será o presidente: se o Bezerra continua, se será a Janaína, se será o Juarez, se será o Emanuelzinho, quem será?

Centro Oeste Popular — Como está a situação de Nicassio Barbosa? O MDB está trabalhando para conseguir descongelar os votos dele e conquistar mais uma cadeira na Câmara Municipal de Cuiabá, já que o Marcrean está lá sozinho e não está correspondendo às expectativas do partido?

Juca — Na verdade, esse assunto está judicializado, está na justiça. Eu, para ser sincero, não sei detalhar em que fase processual se encontra esse assunto.

Comente esta notícia

image