26 de Dezembro de 2024

26 de Dezembro de 2024

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 11:40 - A | A

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024, 11h:40 - A | A

Chico 2000 – Presidente da Câmara dos Vereadores de Cuiabá

“Não há intenção da Câmara em ser oposição ao prefeito Abílio, o papel da Câmara será de ajudar na sua gestão para que tenhamos uma Cuiabá conduzida com maestria”

Ana Carolina Guerra da Redação

O atual presidente da câmara dos vereadores, Chico 2000 (PL) afirma que o papel da casa de leis, é ajudar o prefeito eleito Abílio Brunini em sua gestão e que os 27 vereadores possuem o direito de escolherem quem eles quiserem para liderar com maestria. Ao ser questionado se irá candidatar para presidente novamente, o parlamentar reforça que foi convidado por alguns vereadores para que tentassem construir a eleição da mesa. Além disso, o mesmo comenta que caso fosse prefeito, não escolheria nenhum vereador e que não irá votar na Paula Kalil, enquanto não houver motivos e pelo menos uma gestão realizada.

 Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Centro Oeste Popular — Diante de todos os comentários realizados se o senhor seria ou não candidato a presidência desta casa, como ficou essa situação? Pretende concorrer novamente e assumir esse cargo?

Chico 2000 — Olha, na verdade, fui convidado por alguns vereadores para que tentássemos construir a eleição da mesa. Construção onde foi iniciada pelo Jefferson e foi iniciado pela vereadora Paula. Estou entrando nesse meio tentando fazer com que compreendam a importância de termos uma Câmara Municipal de Cuiabá forte, bem conduzida. Estou conversando, com todos os 27 vereadores e vamos aguardar o resultado para ver qual a chapa que ganhará a eleição.

Centro Oeste Popular — Independentemente de quem seja eleito para o cargo, qual é a verdadeira função do presidente em relação ao trabalho do prefeito eleito? Existe uma colaboração mútua entre eles ou a gestão do prefeito ocorre de forma independente da Casa de Leis?

Chico 2000 — Não há intenção da Câmara em ser oposição ao prefeito Abílio, muito pelo contrário, o papel da Câmara será de ajudar o prefeito na sua gestão para que nós tenhamos uma Cuiabá conduzida com maestria. Mas, a Câmara também tem o direito, dentre os 27 vereadores, escolherem aqueles que querem que se componha a mesa diretora para a condução de mais um biênio.

Centro Oeste Popular — Nesta eleição, o senhor irá pedir ajuda do prefeito Abílio Brunini? Acredita que terá o apoio do mesmo para conseguir ser eleito?

Chico 2000 — Vou pedir o apoio do prefeito Abílio, sou do PL, ajudei o prefeito e quero continuar ajudando. Tenho certeza que podemos contribuir muito com a gestão do prefeito, porquanto eu não tenho razão para não pedir.

Centro Oeste Popular — Senhor presidente, inicialmente, acreditava-se que o senhor disputaria naturalmente a reeleição. No entanto, após a eleição municipal, o senhor expressou insatisfação, dizendo que foi deixado de lado por Abílio, até chegando a propor uma 'bandeira branca', para depois recuar. Agora, o senhor retorna ao cenário político, desta vez apoiado pelo grupo de oposição. Como o senhor vê essa nova composição e como será essa colaboração?

Chico 2000 — Primeiro, quero dizer a você que não recolhi bandeira branca. Disse que hastiei e a recolheria se fosse necessário, mas não recolhi a bandeira branca. Segundo, que não existe grupo de oposição. Uma oposição que vocês estão criando. A gestão nem começou, como tem oposição? A oposição ocorrerá naturalmente conforme o entendimento deste ou daquele vereador, com o tratamento que esta casa receberá. Aí nasce a oposição. Não existe oposição nesta casa ao prefeito Abílio. Nesta casa existem 27 vereadores eleitos e todos os 27 estão prontos para ajudar a gestão do prefeito Abílio. É direito de todos disputar.

Centro Oeste Popular — Porque o senhor pensa que tem tanta resistência do Abílio com o nome do senhor?

Chico 2000 — Não tive resistência ao nome dele como prefeito. Até que ajudei, fui para a rua, adesivei carro, pedi voto, fiz reunião. Então não tenho. Agora, se ele tem, não posso fazer nada. Ele disse que fez a opção pela vereadora Paula Kalil, opção que não faria. Se estivesse prefeito, eu não faria opção nem por este, nem por aquele vereador. Não faria, mas ele fez. Mas isso não me inabilita na condição de tentar.

Centro Oeste Popular — Presidente, porque o senhor optou por não apoiar a chapa da Paula e, assim, formar uma chapa mais robusta, com maior número de apoios e, consequentemente, mais chances de liderar a Câmara? Não seria essa uma oportunidade para fortalecer sua posição e, ao mesmo tempo, evitar gerar mais confusão no cenário político?

Chico 2000 — Terei o maior prazer de apoiar a chapa da Paula, depois que ela cumprir pelo menos um mandato nesta casa. Depois disso, ela poderá ter o meu voto para presidente da Câmara. Enquanto isso não acontecer, não terá o meu voto. Gostaria de ter um motivo para votar nela.

Comente esta notícia

image