07 de Setembro de 2024

07 de Setembro de 2024

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, 08:25 - A | A

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, 08h:25 - A | A

MAYSA LEÃO

“Retirei meu nome de vice, para focar na minha reeleição”

Redação

A vereadora por Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos) anunciou que retirou seu nome dos possíveis candidatos para vice-prefeito na chapa encabeçada do deputado estadual Eduardo Botelho.

A vereadora disse ainda que o principal nome que o Republicanos deve defender é do médico Marcelo Sandrin, e a tenente-coronel Hadassa também tem sido cotada como opção de Botelho.

Contudo, o nome de Marcelo tem tido mais peso nas discussões. Ela também reforçou que, por ser médico e conhecer o dia-a-dia da saúde pública e do SUS, o nome de Marcelo Sandrin seria o mais agregador a candidatura e gestão de Botelho.

Essa retirada de intenção a vice para se dedicar à reeleição foi uma forma discreta da vereador evitar entrar em "choque" com os dirigentes partidários. Conforme Maysa, a mesa diretora prefere adiar a decisão sobre o vice mais próximo às convenções. Ela contrapõe e entende que o vice deve ser escolhido o quanto antes para contribuir com a estruturação do plano de governo.

Vereadora evitou "choque" com os dirigentes partidários que preferiram adiar decisão sobre a chapa para próximo das convenções

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Centro Oeste Popular — O deputado estadual Diego Guimarães falou que o projeto do partido Republicanos é sim candidatura própria, e que o governador fez um compromisso com o partido dando total autonomia para que o diretor municipal Republicanos tome essa decisão, ainda continua em pé esse posicionamento do partido?

Vereadora Maysa Leão — Tivemos uma pequena reunião, entre eu, o presidente Eduardo Magalhães e alguns dos mais preocupados e que trabalharam na montagem de chapa, para falar sobre isso, há um desejo que não está equilibrado, muitas pessoas querem continuar com o Botelho e algumas pessoas querem chancelar a candidatura do deputado Diego Guimarães, então essa é uma decisão que ela vai ser feita quando nós chegarmos a um denominador comum, porque está meio que empatado, e o presidente Eduardo deixou muito claro que a decisão vai ser da chapa, essa não é uma decisão de nenhum líder partidário, porque nós tivemos esse compromisso de que a chapa decidisse, mas, tivemos uma decisão, onde eu retirei o meu nome da possibilidade de vice, então essa possibilidade de a Maysa Leão ser vice, foi retirada porque preciso focar na minha pré-campanha de vereadora, e o nosso nome hoje é o doutor Marcelo Sandrin, temos ele e a atendente tenente-coronel Hadassa com a diferença de que, ele é um nome mais forte nessa composição pelo fato de Cuiabá ter um grande problema na saúde, e nós sabemos que pela experiência do doutor Marcelo Sandrin como o SUS, e tudo que ele já fez, seria um nome que de fato vai compor numa dor, que é a principal dor de Cuiabá.

Centro Oeste Popular — A senhora retirou seu nome da possibilidade de vice do Republicanos, mas se fosse do seu poder manteria o seu nome, isso significaria que a senhora não acredita realmente que o Republicanos tem chance nesse processo eleitoral?

Vereadora Maysa Leão — Na verdade, tirei o meu nome de vice do deputado estadual e pré-candidato Eduardo Botelho, então assim, tirei o meu nome de vice deste processo eleitoral em 2024, porque o que eu penso para os dirigentes partidários, essa conversa é uma conversa que tem que ser feita lá pra frente, não é isso que acredito, acredito numa política onde o plano de governo é feito a 4 anos e se para eles o plano de governo é uma coisa secundária, primeiro existe a decisão política, a gente tem uma forma muito diferente de fazer política, então, prefiro ficar na minha independência.

Centro Oeste Popular — Vereadora, o presidente Eduardo Magalhães foi muito decisivo contra o PRD indicar o Felipe Wellaton, o Republicanos está fora, mas, se indicar outro nome que seja do mesmo tamanho do partido, pode continuar, a senhora pensa dessa mesma forma?

Vereadora Maysa Leão — Na nossa discussão de chapa, isso foi um acordo pasto, todos os vereadores, primeiro que o Felipe Wellaton estava no Republicanos, então se ele fosse um vice do partido, ele teria 100% de apoio, ele é um amigo pessoal meu, acredito muito na capacidade de trabalho dele, mas, temos que entender que um partido que não tem chapa, que não tem apenas um nome, não condiz com tudo que a gente diz de política, pois, política é grupo, política é construção conjunta, então sem chapa de vereador, sem vereador para ir na rua pedir voto, não faz sentido ele ser o vice, isso foi uma decisão da chapa e todo mundo concordou.

Centro Oeste Popular — O deputado Júlio Campos disse que a senhora e o Republicanos foi precipitados em falar que vocês teriam a candidatura própria e que vocês iriam retirar, caso não fossem aceitos, como avalia essa declaração do deputado?

Vereadora Maysa Leão — Acho que é um desejo dele, é um pensamento dele, obviamente que o Republicanos não é a chapa de vice que ele gostaria, então é natural que ele tenha sua opinião. Falar que é precipitado a eleição está tudo bem, muitas vezes vemos o deputado Júlio Campos, o senador Jayme Campos falando de 2026, como é precipitado falar de 2024? Penso que é algo pessoal dele, porque os Republicanos não é o vice que ele gostaria, e ele não tem um relacionamento tão próximo com o partido, e muitas vezes, nessa hora todos querem ser o melhor amigo do vice, então assim é natural que o deputado Júlio Campos queira alguém próximo dele.

Centro Oeste Popular — Qual é a visão da senhora em relação da PL 1904/24 que a câmara dos deputados quer colocar como crime equipara o aborto à gestação ao homicídio, punindo assim mulheres com a pena de 10 a 20 anos de prisão, a senhora concorda com esse projeto?

Vereadora Maysa Leão — Primeira coisa que está errada nesse projeto, é o regime de urgência, não pode votar uma pauta tão forte que vai trazer consequências tão drásticas em regime de urgência, a partir do momento que essa pauta é colocada em regime de urgência, duvido das boas intenções dela, então começa por aí, ele nem passou pela comissão da mulher, como é que vai discutir algo que afeta diretamente as mulheres sem as mulheres sejam protagonistas nessa pauta.

Comente esta notícia

image